Dar e sentir prazer é importante para a qualidade de vida e para o sucesso da vida a dois. Por isso, é sempre bom buscar meios de melhorar esse aspecto do relacionamento.
Uma série de três estudos recentes revelou uma estratégia simples que pode ajudar muita gente nesse quesito: expressar e perceber a gratidão está relacionado a uma maior satisfação sexual diária.
A pesquisa, publicada no Journal of Social and Personal Relationships, sugere que a gratidão pode ser especialmente benéfica para indivíduos com estilo de apego ansioso.
Estilos de apego são padrões de respostas emocionais formados no início da vida, que influenciam como nos envolvemos em relacionamentos próximos.
Existem dois estilos principais que podem trazer sofrimento para as pessoas: o apego ansioso (ou inseguro) e o apego evitativo. Indivíduos o primeiro buscam sempre segurança e proximidade, enquanto aqueles apego evitativo tendem a se sentir desconfortáveis com a intimidade e desejam independência.
Estudos anteriores já haviam relacionado expressões de gratidão a diversos benefícios para o relacionamento, como satisfação geral e compromisso. Quando um parceiro percebe o outro como sendo grato e também agradece, o vínculo emocional é fortalecido.
No entanto, nenhuma pesquisa anterior havia explorado se a prática diária de gratidão, tanto expressa quanto percebida, poderia estar relacionada à satisfação sexual de um casal e como o apego inseguro poderia influenciar essa conexão.
Segundo o autor do estudo, Nathan Leonhardt, professor na Brigham Young University, pessoas que têm receio de intimidade, bem como aquelas que temem a rejeição, tendem a ter mais dificuldades em suas vidas sexuais.
"Pensamos que a gratidão entre os parceiros poderia ajudar na intimidade sexual, porque poderia incentivar aqueles mais evitativos a serem mais focados no relacionamento e aqueles mais ansiosamente apegados a reconhecerem seu valor no relacionamento", afirmou Leonhardt.
Os pesquisadores conduziram três estudos separados envolvendo 340 casais românticos para explorar a conexão entre a gratidão e a satisfação sexual. Em cada um, os participantes foram convidados a preencher diários com avaliações de gratidão no relacionamento e níveis diários de satisfação sexual.
Leonhardt e seus colegas descobriram que tanto a gratidão expressa pelo parceiro quanto a percebida pelo parceiro estavam associadas a níveis mais altos de satisfação sexual diária.
Em outras palavras, quando os casais expressavam e sentiam gratidão, sua satisfação sexual tendia a ser maior. Além disso, a satisfação geral no relacionamento também aumentava.
No entanto, o apego evitativo não teve a mesma relação positiva com a gratidão. Os pesquisadores haviam hipotetizado que a gratidão poderia amenizar a ligação negativa entre a evitação e a satisfação sexual, mas os resultados não apoiaram essa hipótese.
"Infelizmente, a gratidão não foi eficaz para ajudar aqueles mais evitativos com sua satisfação sexual", disse Leonhardt. Segundo ele, é possível que pessoas com apego evitativo descartam a gratidão ou enxergam a tentativa de conexão como uma ameaça à sua autonomia.
Os pesquisadores advertem que são necessários estudos futuros com amostras maiores e medidas mais detalhadas da expressão de gratidão. De qualquer forma, os resultados indicam que reconhecer os esforços do outro e agradecer por isso pode ter impacto positivo na vida sexual de muita gente.
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin