Ouvir um "obrigado" faz a pessoa se sentir valorizada, o que interfere na forma como ela enxerga o relacionamento e cuida dele
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h33 - Atualizado às 23h55
O trabalho, publicado na revista Personal Relationships, partiu da análise de entrevistas com 468 indivíduos casados feitas por telefone. A equipe, coordenada pelo pesquisador Allen Barton, da Faculdade de Ciências da Família e do Consumidor, concluiu que a expressão de gratidão foi o indicador mais consistente de qualidade conjugal.
Os pesquisadores perceberam que, mesmo quando um casal estava passando por dificuldades financeiras ou algum outro tipo de crise, a gratidão trazia resultados positivos para os conflitos.
O estudo também associou a capacidade de dizer “obrigado” a um maior compromisso com o relacionamento e uma comunicação mais efetiva entre o casal. Segundo os pesquisadores, essa palavra poderosa ajuda a interromper o círculo vicioso de defesa e crítica que costuma se instalar nas brigas conjugais. Afinal, não importa tanto a frequência das discussões, mas o tom que elas têm.