Participar de uma atividade extracurricular com os melhores da classe aumenta as chances de um aluno entrar para a faculdade, diz estudo
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h19 - Atualizado às 23h57
Pesquisadores da Universidade Brigham Young, em Utah, nos Estados Unidos, levaram quatro anos para reunir dados e criar um modelo estatístico para chegar à conclusão. Eles contaram com uma amostra de 90 mil estudantes e até dez amigos de cada um deles.
Embora a tendência dos pais seja manter o filho com notas baixas mais tempo em casa para estudar, essa pode não ser a melhor estratégia, de acordo com o estudo. Participar de uma atividade extracurricular junto com alunos que vão bem na escola, seja uma aula de futebol ou de música, pode trazer mais resultados.
O tipo de atividade não importa, segundo os pesquisadores, e sim a companhia. E participar de mais de uma aula extracurricular também não traz mais benefícios. Apenas uma é suficiente. Por último, eles dizem que quanto mais cedo isso for feito, melhor para o aluno.
Os autores ressaltam que, infelizmente, muitas escolas para estudantes de baixa renda não oferecem atividades extracurriculares. O que é uma pena, considerando que essa população talvez seja a que mais precisa do benefício. Os resultados serão publicados no periódico Social Science Research.