Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h14 - Atualizado às 23h57
Embora não seja o padrão de consumo mais comum a dependência para esse tipo de droga também pode acontecer. Como qualquer tipo de droga a maconha pode provocar dependência. A dependência é definida pela dificuldade da pessoa em controlar o consumo da droga pela interferência negativa da droga em sua vida e pelos sintomas físicos e psíquicos produzidos pela falta da substância no organismo. Em geral na dependência também há tentativas repetidas em se diminuir o consumo ou largar a substância em geral sem sucesso.
Dificuldade para dormir dores ansiedade e inquietação para quem tenta parar de fumar podem acontecer. Outros ainda lutam para conseguir diminuir a freqüência com que fumam e sentem fissura. Esses sintomas – que têm sido identificados em diversos estudos – aparecem especialmente em usuários que fumam muito e há muito tempo.
Vale dizer que a maior parte das pessoas que fumam maconha não se sente assim. São mais comuns os padrões de consumo de maconha do tipo eventual ou ainda freqüente mas sem abuso ou dependência. Entretanto um padrão de consumo pode mudar sem dar aviso prévio e a pessoa pode ter dificuldades de perceber que está em uma fase mais complicada de consumo.