Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, agentes SUS (Sistema Único de Saúde) têm entrado em contato com cidadãos para coletar
Da Redação Publicado em 16/11/2020, às 19h16 - Atualizado às 19h31
Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, agentes SUS (Sistema Único de Saúde) têm entrado em contato com cidadãos para coletar informações sobre a Covid-19. Infelizmente, criminosos têm se aproveitado da situação para aplicar golpes.
Em um áudio recente, que viralizou nas redes sociais, uma mulher relata que quase foi vítima de um deles, mas percebeu que havia algo de errado quando o rapaz, ao telefone, solicitou um código. Era uma tentativa de clonagem do WhatsApp para conseguir dinheiro.
Outra mensagem com um caso parecido foi repassado em maio deste ano. Infelizmente, os golpistas conseguiram acesso aos dados da vítima.
Para evitar maiores prejuízos, o Ministério da Saúde divulgou uma nota para alertar a população sobre como se proteger de possíveis fraudes.
“O SUS está entrando em contato com os cidadãos para acompanhar as informações sobre coronavírus. Mas, atenção: o Ministério da Saúde não pede dados pessoais nem doações ou transferências em dinheiro”, divulgou.
A maneira mais fácil de identificar a ligação é observar o número. Caso seja um telefonema oficial, será feito pelo Disque Saúde: 136 ou 00136.
O órgão público ainda informa que qualquer número diferente desses podem ser suspeitos e denunciados à Polícia Civil.
Confira o informe divulgado:
J Balvin se ausenta das redes sociais após quadro depressivo; detox digital pode ajudar?
Corte no dedo facilita infecção por coronavírus?
ISTs nem sempre têm sintomas, como leva a crer campanha do Ministério