Regra dos 5 segundos: se a comida cair no chão, posso comer?

Especialista explica que, mesmo que a comida toque o chão por apenas um segundo, ainda há riscos

Redação Publicado em 09/11/2021, às 12h00

Regra dos 5 segundos é conhecida há muito tempo - iStock

Você provavelmente já ouviu falar sobre a “regra dos cinco segundos”. Ela, que é quase uma crença popular, diz que, caso a comida caia no chão, a pessoa tem até cinco segundos para pegá-la e comê-la antes que seja contaminada.

No entanto, essa história não é tão verdadeira quanto achamos. Mesmo se a comida ficar no chão por um segundo, pode ser prejudicial, diz Thomas Murray, PhD, especialista em doenças infecciosas pediátricas e professor associado de pediatria na Yale Medicine. “As bactérias podem se prender aos alimentos assim que atingem o solo”, explica ele à Every Day Health. “Quanto mais tempo fica lá, é razoável que mais bactérias possam se prender, mas não acho que se possa presumir que, se o alimento for recolhido em cinco segundos, não está contaminado.” Isso é ainda mais verdadeiro se a superfície que o alimento cair, como um piso, não for limpa com frequência.

Café da manhã rico em proteína pode prevenir fissura por alimentos calóricos

Muita gente alega que não sente a mínima fome ao acordar, mas um estudo mostra que tomar café da manhã ajuda a controlar a fissura por doces ao longo do dia. E, se a refeição for rica em proteínas, dá para driblar a gula por alimentos gordurosos também.

Confira:

Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que começar o dia com uma refeição proteica, com ovos ou leite, por exemplo, ajuda a aumentar os níveis de uma substância química no cérebro associada à sensação de recompensa, a dopamina.

De acordo com Heather Leidy, professora de nutrição e fisiologia do exercício, participantes da pesquisa apresentaram um grande declínio no desejo de comer doce depois que começaram a tomar café da manhã.

O trabalho contou com um grupo de 16 mulheres jovens, com idade média de 19 anos, mas Leidy acredita que os resultados podem ser generalizados para adultos e para ambos os sexos. Os dados foram publicados no Nutrition Journal.

Embora o estudo tenha contado com pouca gente, ele não é o único a mostrar os benefícios do café da manhã. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC)  já alertaram para o fato de que muitos adolescentes americanos saem de casa em jejum e que isso aumenta o risco de comer demais nas refeições seguintes.

Veja também:

saúde comida alimento

Leia também

Confira 4 alimentos que podem encurtar sua vida e tire-os da dieta


TikTok anuncia recursos para a prevenção do suicídio


10 alimentos indicados a quem quer perder peso, segundo nutricionistas


Hipertensão: especialistas listam alimentos que ajudam a controlar