A remada curvada é um exercício multiarticular, ou seja, que exige o uso de mais de uma articulação e ativa mais de um grupo muscular, usado para treinar, principalmente, os músculos das costas. Ela pode ser feita com barra, halteres ou na polia e também ativa, secundariamente, bíceps e ombros.
“Esta é uma variação bastante usada nas academias, sendo que os principais músculos trabalhados incluem o latíssimo do dorso, deltoide posterior, redondo maior e menor e trapézio, na porção inferior, e com grande ativação de bíceps braquial”, explica Lívia Meli, educadora física da academia Evoque.
Mas como realizar a remada curvada corretamente e quais são as suas variações mais usadas na academia? Continue lendo para entender!
A remada curvada é um exercício interessante para ser adicionado em uma rotina regular de treino, sobretudo no treino de costas, já que esta é a principal porção muscular ativada. Os benefícios de praticar o exercício incluem:
Agora que você já sabe os benefícios da remada curvada, veja como realizar o movimento corretamente!
A remada curvada normalmente é feita com uma barra reta, mas as variações feitas com halteres e na polia também são bastante comuns e indicadas. Vamos entender, primeiro, como realizar o movimento com a barra reta.
Fique em pé e segure a barra com as duas mãos com a pegada supinada (palmas voltadas para a sua frente). Então, curve o tronco à frente, empinando os glúteos e travando a coluna. Nesta posição, faça o movimento de trazer a barra até próxima do abdômen e estenda o braço, esticando a barra em direção ao chão.
“Com a pegada supinada o trabalho de bíceps é maior, o que favorece maior levantamento de carga”, explica a treinadora. Porém, o exercício também pode ser feito com a pegada pronada, ou seja, com as palmas voltadas para o corpo.
As duas principais variações de remada curvada são feitas com halteres e na polia. Entenda a seguir!
O movimento é exatamente o mesmo, o que muda é que você estará segurando um halter em cada mão. O uso de halteres exige mais equilíbrio e coordenação.
A remada curvada feita na polia tem o mesmo movimento, mas o corpo deve ficar posicionado em frente ao cabo baixo. A polia oferece maior tensão ao longo de todo o movimento.
Lembre-se de procurar orientação profissional sempre que for realizar um novo exercício. A remada curvada exige uma boa postura e um bom controle de cargas, já que pode causar dores e lesões na coluna. Respeite sua individualidade e comece com cargas baixas para aprender o movimento.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca