Você já ouviu falar sobre o método rest-pause de treinamento? Em tradução livre, rest-pause significa "pausa para descanso" e, em resumo, o treino envolve realizar um pequeno período de descanso entre cada série de um mesmo exercício.
Para quem conhece os treinos com a técnica drop-set, o rest-pause vai oferecer a mesma oportunidade de treinar os músculos até a falha, trazendo benefícios para a hipertrofia muscular e para a força.
Porém, há uma diferença principal entre ambos os métodos: enquanto no primeiro o objetivo é não fazer nenhum descanso entre as séries, apenas diminuir a carga, no segundo o descanso é obrigatório.
O rest-pause é uma técnica de musculação em que você realiza uma série de exercícios até a falha muscular e, em seguida, faz uma breve pausa antes de continuar a série. "Essa técnica é usada para aumentar a intensidade do treinamento e promover o esgotamento muscular", destaca Marcio Acoaviva, profissional de educação física da academia Les Cinq Gym.
Não existe uma única forma de realizar a técnica e o ideal é que, para incorporá-la em sua rotina de treino, você converse com o profissional de educação física responsável pela academia em que você treina. Isso ajudará a realizar a técnica corretamente e a colher todos todos os seus benefícios.
Patrick Ebber, profissional de educação física da rede de academias Evoque, exemplifica a forma mais tradicional de colocar o rest-pause em prática.
A pessoa faz a primeira série do exercício com 8 a 12 repetições, fazendo um descanso de 10 segundos (a carga não deverá ser reduzida). Então, realiza mais repetições até a falha e descansa 10 segundos, realizando em seguida mais repetições até a falha".
O tempo de descanso curto entre as séries de um mesmo exercício permite atingir a "falha muscular" mais rapidamente, servindo apenas para recuperar um pouco da fadiga, e não deve ultrapassar 20 segundos. Lembrando que cada sequência de repetições com esse descanso curto conta como uma série, podendo haver um período de descanso maior entre cada série.
A técnica rest-pause pode ser usada em qualquer tipo de exercício, como supinos, remadas, agachamentos, rosca direta, entre outros. Procure apenas usar uma carga um pouco menor do que você usaria se fosse fazer o exercício sem usar o método. Por exemplo, se você costuma fazer supino com 30 kg, reduza a carga para 20 kg na hora de testar o rest-pause.
Os benefícios do rest-pause envolvem uma evolução na técnica de treino a longo prazo, trazendo benefícios para a evolução. Segundo Marcio Acoaviva, alguns dos principais incluem:
Segundo ele, essa técnica pode ser usada por pessoas que desejam ganhar força, hipertrofia muscular e melhorar o condicionamento físico. Porém, lembre-se de consultar um profissional da educação física antes de fazer rest-pause nos seus treinos.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca