A rivalidade entre irmãos é uma característica considerada normal, mas pode trazer prejuízos. Segundo um artigo da Harvard Health Publishing, um estudo de 2021 sobre dinâmica familiar vinculou o bullying entre irmãos a um menor senso de competência, de satisfação com a vida e de autoestima em adultos jovens. Pesquisas anteriores também descobriram que ser intimidado por um irmão dobrava o risco de depressão e de automutilação no início da idade adulta. Conheça algumas sugestões para lidar com essa situação.
Embora as comparações sejam naturais e inevitáveis, tenha cuidado para não comparar de uma maneira que faça uma criança parecer melhor do que a outra.
É compreensível que pais e cuidadores sintam mais orgulho de um filho ou achem o outro mais difícil de lidar. Mas é preciso ter cuidado com o que você diz e faz. Tente sempre transmitir através das ações o quanto você ama e valoriza todos os seus filhos.
Mesmo algo feliz, como um novo bebê ou a conquista de um prêmio, pode parecer difícil para a outra criança lidar. Não que você não deva celebrar o evento feliz, mas a criança pode precisar de um pouco de amor extra. E embora seja normal que um irmão adolescente queira privacidade, ambos (mais velho e mais novo) podem precisar de alguma orientação.
Toda criança tem algo em que é boa. Celebre esses pontos fortes e resista a classificar os pontos fortes de seus filhos. Você nunca sabe como uma força se desenvolverá mais tarde na vida.
Confira:
Só porque uma criança – ou um pai – gosta de fazer algo não significa que os outros na família também o farão.
Regularmente, separe um período para ficar junto com cada criança fazendo algo que ela gosta de fazer. É importante que os filhos sintam que são uma prioridade e que você aprecia seus interesses. Se você precisa passar mais tempo com um de seus filhos por um motivo específico, como um problema médico ou emocional, converse com seus outros filhos sobre isso. Não assuma que eles sabem ou entendem por que você está passando mais tempo com o irmão deles.
Faça algo como a noite do jogo ou vá para um passeio em família. Alterne quem escolhe o jogo ou a atividade para que todos saibam que suas escolhas são importantes e valorizadas.
Todos são merecedores de respeito, especialmente os membros da sua família. Não há problema em discordar ou até mesmo brigar, mas não é bom ser maldoso. Se a rivalidade entre irmãos está se tornando um problema na família, é importante buscar o apoio de um profissional. Às vezes, a ajuda externa pode fazer a diferença.
Veja também:
Milena Alvarez
Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez