Uma pesquisa publicada esta semana na revista Obesity sugere que a manhã é o melhor período do dia para fazer exercícios. Malhar entre 7 e 9 horas da manhã poderia ajudar na perda de peso.
O pesquisador Tongyu Ma, da Universidade Politécnica de Hong Kong, e sua equipe, utilizaram dois anos de dados de uma grande pesquisa norte-americana, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que incluíram hábitos de exercícios, alimentação e estilo de vida de mais de 5.200 adultos com pelo menos 20 anos de idade. Os participantes usaram acelerômetros para registrar seus níveis de atividade diariamente.
Segundo os resultados, pessoas que praticavam exercícios de intensidade moderada a vigorosa de manhã tinham índices de massa corporal (IMC) mais baixos do que aquelas que se exercitavam ao meio-dia ou à noite.
O autor principal admite que outros fatores podem explicar essa diferença além do horário do exercício. As pessoas que realizaram exercícios de intensidade moderada a vigorosa de manhã, por exemplo, eram mais de uma década mais velhas do que aquelas que se exercitaram mais tarde durante o dia. É possível, portanto, que a idade gere respostas diferentes aos exercícios.
Outros fatores também podem ter desempanhado um papel relevante, como o fato de que os praticantes de exercícios matinais eram predominantemente brancos e mulheres, tinham um diploma universitário e nunca haviam consumido tabaco ou álcool.
A turma que malhava de manhã também tinha maior probabilidade de se exercitar no mesmo horário todos os dias. Em comparação com aqueles que se exercitavam mais tarde, ainda tinham uma tendência maior a consumir menos calorias e, o que é curioso, passavam mais tempo sem se mexer do que as pessoas nos outros grupos.
Os pesquisadores observam que é preciso levar todas essas ressalvas em conta antes de mudar de rotina. No entanto, outros estudos já apontaram os benefícios dos exercícios matinais para a perda de peso, enquanto a atividade no fim do dia, com o corpo bem aquecido, seria mais indicada para quem precisa melhorar performance.
É possível que priorizar a prática logo cedo ajude a manter uma frequência elevada, já que há sempre o risco de ter que fazer hora extra no trabalho, ou outro compromisso que faça o exercício ser adiado para o dia seguinte. E, para conseguir perder peso, é preciso que a atividade física seja feita com regularidade.
Outra possível explicação é que o nosso relógio biológico esteja mais focado, digamos assim, em processos metabólicos no período da manhã, o que contribuiria para a perda de peso.
Alguns especialistas sugerem que se exercitar antes de comer, ou depois de uma refeição pequena, pode facilitar a queima de gordura, uma vez que, após uma noite inteira em jejum, o organismo fica sem carboidratos suficientes para transformar em energia.
Também vale destacar que os benefícios do exercício duram horas após o término do treino, e passar o dia com esse metabolismo mais ativo pode ser mais interessante do que ir logo para a cama.
De qualquer forma, o mais importante é que as pessoas consigam encaixar o exercício na sua rotina, seja a hora que for. E se for muito difícil fazer atividade física sem tomar um bom café da manhã antes, não se estresse: faça uma refeição saudável e vá se movimentar.
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin