Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h32 - Atualizado às 23h56
Indivíduos que têm problemas com o álcool e continuam a fumar após um programa de reabilitação têm um risco maior de sofrer recaídas do que aqueles que não fumam. Os resultados são de uma pesquisa conduzida na Universidade de Columbia e publicada no periódico Alcoholism: Clinical and Experimental Research.
A maioria das pessoas que têm problemas com a bebida também fuma. E largar o cigarro geralmente é algo que não faz parte do tratamento contra o alcoolismo, até porque abandonar dois vícios ao mesmo tempo não é fácil.
Mas, segundo equipe liderada pelo professor Renee Goodwin, abandonar o fumo pode ajudar os dependentes de álcool a se manterem sóbrios.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam mais de 34.600 adultos com história de abuso de álcool. Quem fumava todos os dias ou mesmo ocasionalmente apresentou uma probabilidade duas vezes maior de voltar a beber em comparação com os não fumantes. A associação foi forte mesmo quando a equipe isolou fatores como transtornos de humor, ansiedade e dependência de nicotina.
Não está claro por que uma coisa leva a outra, mas os pesquisadores acreditam que isso se deve à relação neuroquímica e comportamental que existe entre beber e fumar. Se você está tentando parar de beber, portanto, talvez seja uma boa ideia largar o cigarro ao mesmo tempo. Pode ser mais difícil no começo, mas, a longo prazo, a chance de permanecer sóbrio é mais alta.