Doutor Jairo
Leia » Relacionamento

Ser um romântico incurável é bom ou ruim?

Pessoas otimistas são mais propensas a ter relacionamentos românticos felizes e gratificantes - iStock
Pessoas otimistas são mais propensas a ter relacionamentos românticos felizes e gratificantes - iStock

Redação Publicado em 01/06/2024, às 10h00

Os românticos incuráveis normalmente se apaixonam rapidamente e se sentem incompletos sem um parceiro amoroso. Embora ser um romântico incurável não seja uma coisa ruim, o equilíbrio é fundamental. Já lhe disseram que você é um romântico incurável? Pessoas assim ​​esperam por uma grande história de amor saída diretamente do cinema.

Eles normalmente são otimistas em relação a novos relacionamentos e acreditam em noções como conhecer “aquela pessoa especial”. Mas às vezes, os românticos incuráveis podem ser muito idealistas em relação ao amor, o que pode levá-los a se machucar facilmente.

Como é um romântico incurável?

Romântico incurável é um termo coloquial usado para descrever alguém que é idealista em relação ao amor romântico. Essas pessoas provavelmente esperam finais felizes como os de contos de fadas para si mesmas e podem acreditar fortemente em conceitos românticos como almas gêmeas ou amor à primeira vista.

Ser um romântico incurável é um estado de espírito, não um problema de saúde mental. E, como a maioria dos outros traços de personalidade, existe um espectro. Não é inerentemente um traço positivo ou negativo, mas pode tornar-se prejudicial se for levado ao extremo.

9 sinais de que você pode ser um romântico incurável

1-Você sonha com felizes para sempre: muitas vezes você se pega sonhando acordado sobre como será a vida quando encontrar a pessoa que procura. Você pode ter sonhado com o dia do seu casamento ou desejado o dia em que encontraria “a pessoa”.

2-Você acredita em noções românticas como destino e almas gêmeas: algumas pessoas podem dizer que é “brega”, mas você não pode deixar de acreditar em noções românticas. Você acredita no destino e que cada pessoa tem uma alma gêmea e está apenas esperando para encontrar seu par perfeito.

3-Você está otimista em relação ao amor: no geral, você se sente otimista em relação ao amor. Mesmo que tenha se sentido magoado ou desapontado no passado, ainda tem esperança de que o amor da sua vida esteja por aí.

4-Encontrar o amor romântico é uma prioridade em sua vida: você tem outros valores e interesses, mas estabelecer um relacionamento feliz é uma das suas principais prioridades na vida. Encontrar um parceiro é o seu objetivo mais importante, e você pode passar muito tempo pensando ou trabalhando para atingir esse objetivo.

5-Você tende a se apaixonar rapidamente: quando você começa a sair com alguém, o romance tende a se mover rapidamente. Você investe e se apega a este relacionamento e começa a imaginar um futuro juntos quase imediatamente.

6-Você tende a idealizar as pessoas pelas quais se apaixona: principalmente nos estágios iniciais de um relacionamento, você idealiza a pessoa. Você acha que ela pode ser “aquela” e se concentra em suas características positivas. Isso pode colocar muitas expectativas e pressão sobre ela.

7-Você frequentemente se sente decepcionado com seus parceiros: por outro lado, a idealização dos seus relacionamentos também pode causar decepções quando essas expectativas não são atendidas. Inevitavelmente, é provável que a pessoa fará algo que destrua a ilusão de perfeição. Essa decepção pode ter levado você a ter menos relacionamentos duradouros no passado.

8-Às vezes você ignora os sinais de alerta: alguns românticos incuráveis evitam esta decepção ignorando os sinais de alerta. Mesmo que seu parceiro esteja dando esses sinais, você pode estar tão comprometido com a ideia de que se trata de sua alma gêmea que ignora as maneiras pelas quais o relacionamento está longe do ideal.

9-Sente que o amor “perfeito” irá completar você: mesmo que tenha sucesso em outras áreas da sua vida, não pode deixar de se sentir incompleto quando não está em um relacionamento romântico. Você sente que só estará completo quando conhecer a pessoa "destinada".

Não é saudável ser um romântico incurável?


Por um lado, os românticos incuráveis podem ter uma visão mais otimista dos relacionamentos e do amor. Pesquisa de 2022 liga o otimismo a níveis mais elevados de felicidade e bem-estar. Um estudo mais antigo de 2007 descobriu que as pessoas otimistas eram mais propensas a ter relacionamentos românticos felizes e gratificantes.

Ter esperança no amor é uma característica positiva, desde que as expectativas sejam realistas. Esse sentimento de esperança e otimismo pode ajudá-lo a estar disposto a ser vulnerável com parceiros em potencial e a dar o seu melhor nos relacionamentos. No entanto, ser muito idealista em relação ao amor também pode fazer com que você se envolva tanto nos relacionamentos que ignore os sinais de alerta. Os românticos incuráveis podem estar mais dispostos a permanecer em relacionamentos prejudiciais para encontrar o "felizes para sempre".

Além disso, quando as expectativas nos relacionamentos não são realistas, você pode ficar desapontado e magoado. As pessoas se tornam românticas incuráveis ​​por diferentes razões. Românticos saudáveis ​​e incuráveis podem simplesmente ter idealizado grandes amores românticos depois de testemunharem histórias de amor de outras pessoas, inclusive na mídia ou em suas famílias.

Um estudo descobriu que os jovens que assistiam a filmes mais românticos eram mais propensos a acreditar em ideais românticos. Do lado pouco saudável, alguns românticos incuráveis podem estar tentando lidar com um estilo de apego ansioso ou com o medo do abandono. Alguns podem estar investindo demais na ideia do relacionamento perfeito para compensar a baixa autoestima.

Fonte: Psych Central