Doutor Jairo
Leia » Saúde sexual

Sexo oral sem camisinha: quais são os riscos?

Inúmeras IST podem ser transmitidas durante o sexo oral desprotegido - iStock
Inúmeras IST podem ser transmitidas durante o sexo oral desprotegido - iStock

Redação Publicado em 21/01/2022, às 13h00

A camisinha é necessária para evitar IST (infecções sexualmente transmissíveis) e gravidez não planejada. Isso a maioria das pessoas já sabe. Mas será que elas realmente usam o preservativo quando o sexo não envolve penetração?

No sexo oral, que envolve beijos e trocas de fluidos com a área genital, também existem riscos de contrair algumas ISTs e, por isso, é recomendado que se use camisinha nesse momento também.

Em um estudo publicado no New England Journal of Medicine em 2007, pesquisadores sugeriram que pessoas que fazem sexo oral com pelo menos seis parceiros diferentes têm um risco significativamente maior de desenvolver câncer de garganta.

A equipe recrutou 100 pacientes recentemente diagnosticados com câncer de orofaringe, bem como um grupo de controle de 200 indivíduos saudáveis.

Confira:

Eles descobriram que pessoas que tiveram pelo menos seis parceiros de sexo oral durante a vida tinham 3,4 vezes mais probabilidade de ter câncer de garganta. Aquelas com 26 ou mais parceiros sexuais com penetração tinham 3,1 vezes o risco de desenvolver câncer de garganta.

A presença de HPV oral que pode causar câncer foi encontrada em outro estudo como 14,9 por cento em homens que fumam tabaco e tiveram mais de cinco parceiros sexuais orais.

Como se proteger? 

A camisinha é a principal aliada na proteção na hora do sexo oral. Se quem estiver recebendo a prática for um homem, o preservativo deve ser utilizado de maneira convencional e pode ser interessante apostar nas camisinhas saborizadas. 

Já se o sexo oral for feito em uma mulher, existem duas opções: cortar o preservativo, abri-lo e colocar entre a boca e a vagina, formando uma espécie de barreira que impede o contato direto. Outra possibilidade é utilizar, da mesma forma, o filme de PVC (aquele para embrulhar alimentos). 

Via: Medical News Today

Assista também: