Sexo seguro: 10 erros que você nunca deve cometer

Usar preservativo errado ou vencido e praticar coito interrompido são lapsos comuns

Redação Publicado em 21/06/2022, às 12h00

Se um preservativo estiver seco, pegajoso ou rígido ao tirá-lo, jogue-o fora e use um novo - iStock

Não importa se uma pessoa está dando início à vida sexual ou se já tem experiência; algumas contam com a sorte, outras acham que sabem bastante sobre o assunto e há ainda aquelas que simplesmente não levam o assunto a sério. É comum alguém achar que, por não sentir nada ou não ter sintomas, está livre de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Muitas também não se importam em se arriscar com “métodos contraceptivos” que costumam falhar. Tudo isso pode trazer muitos problemas.

A seguir, confira dez erros bem comuns que as pessoas cometem em relação ao sexo:

1-Não se testar para ISTs

Você saberia se tivesse uma IST, certo? Não responda tão rápido. Algumas infecções sexualmente transmissíveis apresentam sintomas leves ou são assintomáticas. Se você é sexualmente ativo, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer testes de rotina ou visite uma clínica de saúde sexual. Basta uma coleta de sangue ou de urina. Só depois dos resultados você poderá ter certeza.

2-Usar preservativo da maneira errada

Os preservativos ajudam a proteger de ISTs e a evitar uma gravidez indesejada, mas apenas se você os usar da maneira correta. Coloque o preservativo apenas quando o pênis estiver ereto ou duro. Tire todo o ar da ponta e enrole-o até o fim. Quando terminar, segure a base do preservativo e puxe para fora.

3-Usar preservativo vencido

Não se esqueça de verificar a data de validade do produto. Se um preservativo estiver seco, pegajoso ou rígido ao tirá-lo da embalagem, jogue-o fora e use um novo.

4-Pensar que controle de natalidade evita doenças

A única maneira infalível de evitá-las é não fazer sexo - oral, anal ou vaginal - ou trocar fluidos corporais. A maioria das formas de controle de natalidade, como pílulas ou dispositivos intrauterinos (DIUs), não protege você de ISTs. Formas de barreira de proteção, como preservativos ou barreira de látex ("dental dam"), diminuem as chances de infecção, e a camisinha ainda protege de gravidez.

5-Fazer sexo anal para evitar gravidez

Use camisinha toda vez que fizer sexo anal, e bastante lubrificante - iStock

As chances de engravidar por meio do sexo anal são baixas, mas não é impossível. Isso porque o sêmen pode se mover da região anal para a vagina. As ISTs são sua principal preocupação, no entanto. O tecido retal é fino e pode rasgar facilmente, deixando a infecção entrar. Use camisinha toda vez que fizer sexo anal. E use bastante lubrificante. Os preservativos são mais propensos a rasgar durante o sexo anal porque há menos lubrificação natural.

6-Sexo desprotegido durante menstruação

A gravidez é mais comum na época em que há ovulação, ou seja, no meio do ciclo. A mulher é mais fértil durante esses 5-7 dias, incluindo o dia da ovulação e 3-5 dias antes. Se ela tiver um ciclo menstrual mais curto e fizer sexo no final do período, poderá engravidar 4-5 dias depois.

7-Sexo desprotegido na primeira vez

Algumas pessoas pensam que não se pode engravidar na primeira vez em que fazem sexo. Mas isso simplesmente não é verdade. Sempre que o esperma está dentro ou perto da vagina ou vulva (a abertura vaginal), há uma chance de gravidez. A única maneira de evitar a gravidez é não fazer sexo. Mas se você fizer, certifique-se de usar preservativos ou alguma outra forma de controle de natalidade.

8-Coito interrompido

Também conhecido como método de retirada, o objetivo é tirar o pênis da vagina antes do orgasmo ou ejaculação. Mas é arriscado por alguns motivos. É preciso autocontrole para sair a tempo. E o espermatozoide ainda pode entrar na vagina por meio do líquido que sai do pênis antes da ejaculação. Também não há proteção contra ISTs.

9-Não usar preservativos porque está livre de sintomas

Você ou seu parceiro podem não apresentar sintomas e, ainda assim, ter uma IST. Isso significa que um pode infectar o outro. Sempre use camisinha durante o sexo e faça o teste regularmente para ISTs.

10-Fazer ducha para evitar gravidez

A ducha ou a limpeza da vagina com água ou uma solução especial não a protege da gravidez ou de uma IST. Na verdade, a prática pode até causar irritação ou favorecer infecções na região genital. Sua vagina se limpa sozinha.

Via: WebMD

Veja também

comportamento sexo saúde IST

Leia também

5 coisas que você precisa saber sobre sexo oral


Sexo anal: dicas de como fazer sem dor, com segurança e higiene


Sexo anal sem camisinha: há mais riscos que o sexo vaginal?


A camisinha estourou; quais as chances de engravidar?