Sua alergia piora à noite? Veja 5 motivos pelos quais isso ocorre

Não, não é coisa da sua cabeça, existem razões que causam essa piora

Redação Publicado em 16/08/2022, às 12h00

Os quartos tendem a ser a parte mais alergênica da casa, procure deixar as janelas abertas - iStock

Como um relógio, suas alergias sazonais estão de volta graças ao tempo seco típico do inverno. Como se o nariz escorrendo, espirros e olhos lacrimejantes e com coceira não fossem ruins o suficiente, seus sintomas de alergia também podem tornar quase impossível dormir. Não é só com você – e não está tudo na sua cabeça. Confira, a seguir, o que você deve saber sobre os sintomas de alergia noturna.

1-Deitar piora o congestionamento

A gravidade não é sua amiga quando se trata de alergia na hora de dormir. " Os sintomas da alergia podem piorar à noite. Quando você se deita, basicamente tudo em seu nariz começa a escorrer pela garganta", explicou Purvi Parikh, alergista e imunologista da NYU Langone Health, centro médico da Universidade de Nova York, e professora clínica associada da NYU Grossman School of Medicine, à Health. Devido à anatomia do nariz e da garganta, isso pode levar a mais tosse, chiado e dificuldade para respirar do que quando você está em pé. Apoiar-se com alguns travesseiros extras pode ajudar a aliviar o congestionamento e o gotejamento pós-nasal enquanto você dorme.

2-Seu quarto está cheio de ácaros e mofo

Não, não é que os níveis de pólen aumentem à noite – na verdade, eles são mais altos no início da manhã. Suas alergias podem piorar à noite porque agora você está adicionando gatilhos internos ao quadro. "Muitas pessoas são alérgicas a coisas em seus quartos", disse Purvi - como ácaros que moram nos travesseiros, colchões ou molas, e mofo que cresce nas paredes de casas mais antigas ou após danos causados ​​pela água.

"Os quartos tendem a ser a parte mais alergênica da casa", disse David Rosenstreich, chefe do departamento de medicina da divisão de alergia e imunologia da Faculdade de Medicina e do Centro Médico Montefiore, ambos em Nova York, à Health. “As alergias às quais você fica exposto do lado de fora, compostas por alérgenos adicionais no interior, podem piorar os sintomas”.

Confira:

Os especialistas recomendam renovar o seu quarto para livrar o espaço do maior número possível de alérgenos. Abandone o carpete (ou aspire-o com frequência), use capas antiácaros para colchões e cama box, e considere um purificador de ar, aconselha a médica. Durma com as janelas fechadas para minimizar a quantidade de pólen que entra no seu santuário do sono.

3-Seu animal de estimação dorme na sua cama

Outro alérgeno comum piorando as coisas em seu quarto? Pelos de animais que se acumulam em seu tapete ou edredom. Claro, os peludos são amigos aconchegantes, mas se você é alérgico ao seu animal de estimação, dormir lado a lado não faz nenhum bem. É sempre uma sugestão impopular, mas Purvi indica aos pacientes que não permita que os animais de estimação subam na cama.

"Manter os animais fora do quarto é melhor. Ninguém me ouve, mas ajuda!"

4-Você trouxe pólen

Se não são os alérgenos internos que pioram seus sintomas, pode ser o pólen que você inconscientemente trouxe para dentro. Ele pode permanecer em sua pele, cabelo e roupas, explicou a médica. Assim, antes de dormir, tome um banho e coloque roupas limpas para dormir já que as alergias ao ar livre estão deixando você infeliz. Nota: se o seu animal de estimação tem permissão para explorar ao ar livre, ele também está coletando pólen durante suas aventuras – outra razão convincente para mantê-lo fora do quarto. (Desculpe!)

5-Você está sozinho com seus pensamentos... e funga

Por que as alergias pioram à noite? "Além do fato de que todas as doenças pioram à noite?" brincou Rosenstreich. "Quando você está ocupado durante o dia, pode esquecer e se sentir um pouco melhor. Quando você está deitado na cama, a maioria das pessoas não está pensando em mais nada e os sintomas parecem muito piores."

Por essa razão, a noite é o horário nobre para experimentar remédios para alergia de venda livre, indica Rosenstreich: procure um anti-histamínico oral ou um spray nasal de corticosteroide que pode ajudar a limitar a congestão e reduzir a inflamação. Mas não abuse. E se piorar, procure ajuda médica.

Fonte: Health

Veja também: 

 

saúde alergia pets

Leia também

Quem tem alergia a gatos pode conviver com um bichano? Médicos respondem


Alergia ao mofo? Veja dicas de como evitar crises alérgicas


Rinite prejudica qualidade de vida, mas já existe vacina


Espirro e nariz entupido depois do sexo é normal?