Às vezes, a maquiagem pode fazer com que a doença se torne até mais perceptível
Redação Publicado em 13/10/2021, às 18h00
Uma pessoa que tem psoríase deve prestar atenção e evitar certos produtos de maquiagem que podem piorar a condição. Isso inclui corantes, fragrâncias e álcool. Aquelas que desejam usar maquiagem devem procurar produtos que contenham ingredientes hidratantes, pois o uso destes produtos, regularmente, ajuda a pele, inclusive antes de aplicar a make.
Às vezes, a maquiagem pode fazer a psoríase parecer mais perceptível. Lembrando que, se a doença afeta a saúde mental de uma pessoa, ela deve saber que não está sozinha e procurar ajuda e apoio. A seguir, veja algumas dicas de maquiagem a evitar, ingredientes que podem ser benéficos e outras soluções de beleza para pessoas que vivem com psoríase.
Produtos de beleza, como corretivos, bases etc. podem conter ingredientes que agravam os sintomas de psoríase. Ao comprar maquiagem, as pessoas que têm a doença devem evitar produtos que contenham substâncias químicas e ingredientes específicos. Também vale tomar nota de qualquer produto ao qual possa ter reações e evitar itens que tenham os mesmos ingredientes.
A maquiagem geralmente não contém ingredientes que beneficiam as pessoas com psoríase. No entanto, produtos que contêm hidratantes podem ser úteis.
Nem todo mundo que vive com psoríase achará a maquiagem tolerável e pode preferir deixar a pele ao natural. A seguir, algumas sugestões de beleza para quem deseja cuidados extras ou evitar maquiagem.
Estabeleça uma rotina de pele
Uma rotina regular de cuidados pode ajudar a manter uma pele com aparência mais saudável. Embora as pessoas com psoríase possam precisar variar a rotina para atender às necessidades e tratamento, devem considerar:
Embora alguns entusiastas dos cuidados com a pele usem esfoliante ou soro, uma pessoa que vive com psoríase deve consultar um médico antes de usar qualquer um desses produtos ou técnicas.
Um dos muitos benefícios do sono são seus efeitos positivos para a pele. Um descanso de boa qualidade pode deixar a pele com aparência mais saudável em pessoas com ou sem psoríase. Um estudo de 2013 comparou a aparência facial de pessoas que dormiam oito horas com aquelas que dormiam apenas cinco. Os resultados observaram que o grupo com privação de sono geralmente tinha mais rugas, olhos inchados e olheiras. Em outras palavras, dormir o suficiente pode ajudar a melhorar a aparência da pele de uma pessoa naturalmente.
De acordo com um estudo de 2015, beber muita água ao longo do dia ajuda a manter a pele saudável. Os pesquisadores observaram que a água fornece um efeito hidratante semelhante ao de um produto tópico e que a hidratação pode ajudar a pele a manter uma aparência mais jovem, além de aliviar alguns sintomas de doenças.
Pessoas que desejam usar maquiagem como parte da rotina diária certamente podem fazê-lo, mesmo com psoríase. Dicas que podem ser úteis:
Uma pessoa só deve aplicar maquiagem se isso a deixar feliz. E, importante: se você tem psoríase, sempre consulte um médico e faça acompanhamento. Especialmente se você tiver dúvidas sobre o que passar na pele para não piorar a condição.
Fonte: WebMD
Veja também
11 alimentos que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele
Psoríase: veja cinco maneiras de aliviar a coceira
Mito ou verdade? Dermatologista desvenda 20 dúvidas sobre a pele
Psoríase: saiba como é o tratamento dessa doença de pele