Sal, canela, orégano, páprica... veja quando é hora de jogar esses ingredientes no lixo
Redação Publicado em 30/12/2021, às 14h00
Não importa se você cozinha de forma amadora ou profissional, provavelmente sabe que manter um armário de temperos bem abastecido é um dos segredos para nivelar o sabor dos seus pratos.
O que você pode não perceber é que os temperos fazem mais do que apenas temperar sua comida. Eles também podem trazer benefícios para a saúde!
Muitas especiarias e ervas comuns, como cravo, açafrão, alecrim, sálvia e canela, demonstraram ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias potentes. Além disso, evidências sugerem que comer alimentos com especiarias e ervas com frequência pode reduzir o risco de complicações associadas a doenças cardíacas e respiratórias.
No entanto, se você guarda ervas e temperos há algum tempo, pode estar se perguntando se eles expiram e quando devem ser substituídos.
A Food and Drug Administration (FDA) define especiarias como "substâncias vegetais aromáticas, na forma inteira, quebrada ou moída, cuja função significativa nos alimentos é o tempero em vez da nutrição".
Confira:
No mundo culinário, as especiarias são temperos feitos das raízes secas, cascas ou caules de uma planta, enquanto as ervas são as folhas secas ou frescas da planta.
Ao determinar a vida útil de ervas e especiarias secas, as variáveis a serem consideradas incluem seu tipo, processamento e armazenamento. Por exemplo, especiarias secas tendem a durar mais do que ervas secas e, quanto mais integral ou menos processado o tempero, maior sua vida útil.
As ervas secas geralmente duram de um a três anos. Exemplos incluem:
Especiarias moídas ou em pó geralmente têm uma vida útil de dois a três anos. Exemplos comuns incluem:
Especiarias inteiras ou não moídas têm a vida útil mais longa, pois menos de sua área de superfície é exposta ao ar, à luz e à umidade. Isso permite que retenham seus óleos aromáticos e compostos de sabor por mais tempo do que seus equivalentes moídos. Se armazenados corretamente, os temperos inteiros podem durar até quatro anos. Exemplos incluem:
O sal é a exceção à regra, pois pode ser usado indefinidamente, independentemente do seu tamanho e forma, sem se estragar ou perder o sabor. Dito isso, se você estiver usando um sal temperado, qualquer tempero acessório pode perder sua potência com o tempo.
Ervas e especiarias secas realmente não expiram ou "estragam" no sentido tradicional. Quando se diz que um tempero estragou, isso significa simplesmente que perdeu a maior parte do sabor, da potência e da cor. Felizmente, consumir um tempero estragado provavelmente não deixará você doente.
Muitos temperos comprados em lojas listam as datas de validade, que indicam o período de tempo durante o qual eles reterão o sabor e a qualidade mais potentes. Ainda é geralmente seguro consumir ervas secas e especiarias que já passaram do seu início, embora elas não adicionem tanto sabor quanto suas contrapartes frescas.
Se você não tem certeza de quanto tempo tem seus temperos, pode dizer se eles estão prontos para uma atualização inspecionando seu cheiro e sabor. Esmague ou esfregue uma pequena quantidade na palma da sua mão. Se o cheiro for fraco e o sabor for sem brilho, provavelmente é uma boa hora para substituí-los.
Via: Healthline
Assista também:
Confira 5 benefícios do orégano para a saúde
Confira 5 alimentos que causam gases
Confira 5 alimentos bons para pressão alta
Veja como as nozes podem ajudar na saúde do coração