Redação Publicado em 03/11/2021, às 14h00
O transtorno afetivo sazonal (TAS), também conhecido como depressão sazonal, é um transtorno do humor caracterizado por sintomas que ocorrem na mesma época do ano, geralmente durante os dias mais escuros e curtos do outono e inverno. Embora essa condição geralmente dure por apenas alguns meses, ela pode ter um sério impacto sobre como uma pessoa se sente e funciona.
Não é incomum que as pessoas experimentem oscilações sazonais de humor. Você deve ter notado como um dia cinzento e chuvoso pode te deixar com uma certa tristeza ou cansaço, enquanto um dia ensolarado pode tornar tudo mais alegre.
Os dias mais longos e ensolarados do verão costumam estar associados a um humor melhor, enquanto os dias mais curtos e mais escuros que começam no final do outono geralmente se alinham com um aumento nos sintomas de TAS.
Os sintomas do TAS ocorrem ciclicamente, com um retorno dos sintomas a cada ano durante os meses de inverno. Os sintomas podem incluir:
Acredita-se que o transtorno afetivo sazonal seja causado por uma perturbação no ritmo circadiano normal do corpo e a luz do sol pode influenciar nesse ritmo.
Quando está escuro, produzimos uma substância chamada melatonina, que é responsável pela sonolência que sentimos todos os dias após o anoitecer. A luz que entra nos olhos ao amanhecer interrompe a produção de melatonina.
Confira:
A exposição insuficiente à luz solar tem sido associada a baixos níveis de melatonina e serotonina, bem como desejo por carboidratos, ganho de peso e distúrbios do sono.
Durante os dias mais curtos de inverno, quando as pessoas podem se levantar antes do amanhecer ou não sair de seus escritórios até o pôr do sol, esses ritmos normais podem ser interrompidos, produzindo os sintomas de TAS.
Também há evidências que ligam o TAS a uma quantidade reduzida do neurotransmissor serotonina, que é a substância responsável pelo bem-estar.
Os tratamentos normalmente incluem fototerapia, medicação e psicoterapia, aliados a hábitos saudáveis, como: exercícios regulares, boas noites de sono e dieta balanceada.
Assista também: