Ter balança em casa nem sempre é uma boa ideia

Pesquisa mostra que jovens que se pesam com frequência têm mais tendência a ter sintomas depressivos e problemas com a autoestima

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h33 - Atualizado às 23h55

-

Muitos especialistas, e inclusive estudos, sugerem que ter uma balança em casa é uma boa forma de manter o peso sob controle. Mas para adolescentes e jovens adultos, especialmente do sexo feminino, a ideia pode não ser boa.

Um trabalho publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior sugere que pesar-se com frequência deixa muitos jovens insatisfeitos com o corpo e com sintomas depressivos. Os pesquisadores, da Universidade de Minnesota, chegaram à conclusão após avaliar 2.000 indivíduos – sendo 57% mulheres – ao longo de dez anos.

Eles notaram que as garotas foram as que mais se pesaram durante o período, e também as que mais apresentaram sintomas depressivos, preocupação exagerada com o peso e baixa auto-estima. Os dados são do site Medical News Today.

Elas também tenderam a apresentar mais comportamentos de risco, como seguir dietas malucas ou tomar laxantes. Ou seja: ter uma balança não é algo inócuo para a saúde. Quem tem filhos adolescentes em casa deve ficar atento.

comportamento obesidade adolescente transtorno alimentar balança início