Redação Publicado em 02/08/2023, às 18h00
Muitos fatores podem afetar a relação de um casal, como o estresse, trabalho, saúde, família e amizades. Ao dedicar mais energia e atenção para essas outras esferas da vida, o relacionamento acaba sendo colocado em segundo plano. E isso pode ser ainda mais comum para aqueles que estão juntos há mais tempo. Porém, um bom relacionamento sexual é importante e ajuda a aprimorar a relação e fortalecer os laços.
A seguir, Dani Fontinele, terapeuta sexual e sexóloga clínica; membro da Abrasex e apresentadora do Podcast Clitcast, dá algumas dicas de como “reascender a antiga chama”:
O primeiro passo para lidar com essa questão é promover uma comunicação aberta e sincera com seu(sua) parceiro(a). Digam o que estão sentindo, mostrem suas respectivas visões sobre o relacionamento. Por meio do diálogo, é possível identificar o que há de errado e buscar formas de reinventar a relação.
A rotina é um dos fatores que contribui para reduzir a chama da paixão. Abra o jogo com seu(sua) parceiro(a) sobre seus desejos, suas fantasias e necessidades sexuais. Permitam-se explorar novas experiências juntos para fortalecer a intimidade emocional e física. Vale lembrar apenas que qualquer novidade sexual deve ser bem consentida por ambos, para que não haja posteriormente frustrações que só irão piorar a relação.
Se você e seu(sua) parceiro(a) já tentaram alguns caminhos e ainda enfrentam dificuldades para reacender o desejo, a ajuda de um terapeuta sexual pode ser a solução. Na maioria dos casos, só um profissional consegue identificar o que está por trás da desconexão, possibilitando fazer um trabalho conjunto e personalizado para reavivar o desejo sexual.
Veja também: