Redação Publicado em 28/01/2022, às 11h00
Mesmo com as vacinas em dia, um teste positivo para Covid-19 sempre pode ser chocante. Apesar disso, felizmente, a taxa de sintomas graves para os vacinados é baixíssima e a atual recomendação continua sendo que quem testou positivo se isole por, geralmente, dez dias, esteja a pessoa apresentando sintomas ou não. A orientação para quando ela se teste novamente após receber um resultado positivo, no entanto, é um pouco menos direta.
Algumas pessoas, na esperança de diminuir os dias de quarentena ou até por curiosidade, têm vontade de rastrear seu status de Covid se testando com frequência. No entanto, os médicos alertam contra o teste do vírus todos os dias – não necessariamente porque é prejudicial, mas porque provavelmente não ajuda.
O Centros de Controle de Doenças (CDC, em inglês) recomenda ficar em casa ou longe de outras pessoas por pelo menos cinco dias inteiros se você testar positivo para Covid (com ou sem sintomas) ou se tiver sintomas, independentemente do status de vacinação. Se você realmente precisa estar perto de outras pessoas (digamos, se você compartilha uma casa com outras pessoas que são negativas para Covid), use uma máscara bem ajustada.
Após esses cinco dias, o CDC diz que você pode encerrar o isolamento se não desenvolveu sintomas ou se os desenvolveu, mas ficou sem febre por 24 horas (sem o uso de medicamentos para baixar a febre) e seus sintomas estão melhorando. No entanto, você ainda precisa usar uma máscara por mais cinco dias!
Para ambos os cenários, o CDC diz que refazer o teste é uma opção, não um requisito: “Se um indivíduo tem acesso a um teste e deseja testar, a melhor abordagem é usar um teste de antígeno no final do período de cinco dias”, orientam as diretrizes do CDC. “Colete a amostra de teste apenas se você estiver sem febre por 24 horas sem o uso de medicamentos para baixá-la e se os outros sintomas melhorarem”. Se você acabar testando positivo novamente, o CDC recomenda que você continue em isolamento até o décimo dia.
Essa orientação difere um pouco se você teve um sintoma mais grave ou se tiver um sistema imunológico enfraquecido: nesse caso, o CDC diz que você pode solicitar testes virais adicionais – testes moleculares ou de antígeno – para determinar se e quando é seguro estar perto dos outros. Nesse caso, o melhor curso de ação é conversar com seu médico para determinar um plano de teste.
Então, para resumir, se você gostaria de fazer um teste de antígeno no final do seu período de isolamento de cinco dias (e se há um disponível para você), você pode ir em frente e fazer isso, mas não com mais frequência do que a cada três dias após o seu período inicial de cinco dias.
Para finalizar, nenhum teste (ou diretriz do CDC) é confiável o suficiente para dizer com 100% de precisão se você ainda é contagioso.
Por isso, a melhor saída para a população de modo geral é continuar usando máscara, evitar grandes aglomerações — principalmente em ambientes fechados — e, claro, se vacinar. Caso você se contamine com o vírus, fique de olho nos sintomas e cuide bem de seu corpo, tendo uma dieta com bastante nutriente, repousando e se hidratando.
Via: Health
Assista também: