Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h33 - Atualizado às 23h55
Seu trabalho pode fazer você engordar ou emagrecer – tudo depende do tipo de tarefa que você executa. É o que sugere um estudo publicado no periódico Social Science & Medicine.
O trabalho, feito por pesquisadores das universidades de Adelaide, Queensland Central e da Austrália do Sul, associou a oportunidade de explorar os talentos pessoais no trabalho com cinturas mais finas e IMC (Índice de Massa Corporal) mais baixo. Já os empregos que envolvem um grande número de decisões foram ligados a cinturas mais largas, ou seja, mais prejuízo para a saúde.
Em geral, ter mais controle sobre as coisas é visto como algo positivo – afinal, quanto mais promoções uma pessoa tem em uma empresa, maior será sua responsabilidade. Esse tipo de pressão, segundo a equipe, leva muita gente a ter menos tempo para se exercitar. Além disso, existe uma tendência a comer de forma menos saudável quando se está ansioso.
A pesquisa contou com dados de 450 homens e mulheres na faixa dos 40 anos. Todos eles foram entrevistados e tiveram suas medidas corporais avaliadas. Mesmo após isolar fatores como idade, gênero, salário e jornada de trabalho, eles perceberam que a obesidade e o sobrepeso foram significativamente mais comuns em profissionais mais envolvidos em tomadas de decisão.
Quase 1,9 bilhões de adultos em todo o mundo estão acima do peso, sendo que 600 milhões são obesos.