Entenda quais os possíveis riscos dessa mistura, e o que fazer antes de consumir álcool
Dr. Jairo Bouer Publicado em 15/11/2024, às 14h00
Doutor, tem problema misturar um pouco de álcool com antidepressivo e calmante?
De uma forma geral, os médicos recomendam que você não misture álcool com outros medicamentos que têm ação no sistema nervoso central, como é o caso dos antidepressivos e dos ansiolíticos (medicamentos para aliviar a ansiedade).
O álcool é uma droga que também vai atuar no seu sistema nervoso central. Assim, quando você mistura álcool com antidepressivo e/ou com ansiolítico, você tem um risco maior de sofrer com uma potencialização dos efeitos, e também há um risco de mais efeitos colaterais indesejados.
Então, com uma mesma dose dos medicamentos, você pode ter efeitos mais fortes quando consome álcool. Ao mesmo tempo, vai ficar embriagado com maior facilidade, o que aumenta todos os riscos relacionados à bebida alcoólica.
Mas se for só um pouquinho, pode? Isso vai depender muito de organismo para organismo. E também vai depender do tipo de substância e do tempo que você leva para consumir a substância. O ideal, mesmo, é conversar com o médico que prescreveu os medicamentos para você, e ouvir qual a recomendação dele sobre a possibilidade de consumir um pouco de álcool e em qual quantidade.
Chega de sober shaming! Não fique constrangido por não beber
Misturar facilitadores de ereção com álcool faz mal?
Consumo leve de álcool também aumenta risco de câncer
Álcool: brasileiros entre 25-34 anos são os maiores consumidores