Redação Publicado em 22/02/2022, às 12h00
Com que frequência você consome álcool (em média)?
- Nunca consumo álcool
- Menos de 1 vez por mês
- De 1 a 3 vezes por mês
- De 1 a 2 vezes por semana
- De 3 a 5 vezes por semana
- Todo dia (ou quase todo dia)
Em 2021, o Brasil registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool no Sistema Único de Saúde (SUS). O número é um alerta que mostra um aumento de 12% em relação a 2020, ano com 356 mil registros.
Quanto à faixa etária, o maior número de atendimentos fica entre aqueles que têm entre 25 e 29 anos, que somaram 303,7 mil registros em 2021, seguidos da faixa de 10 a 24 anos (49,4 mil) e, posteriormente, daqueles com 60 ou mais (38,4 mil). Em todos os cenários, o número de atendimentos de pacientes do sexo masculino é maior do que o feminino..
Vale lembrar que o SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química.
Para ajudar uma pessoa dependente de cocaína, por exemplo, ela precisa perceber o que está passando com ela e buscar tratamento. Normalmente, esse tratamento é multidisciplinar, envolvendo médicos, psiquiatras, suporte de psicoterapia, grupos de autoajuda e ajuda da família para suporte.
Quando a busca é voluntária, o resultado tende a ser melhor, mas muitas vezes a pessoa não percebe que tem um problema e resiste a procurar ajuda. Por isso, é muito importante o suporte das pessoas que estão junto dela, como familiares e amigos.
As primeiras semanas e meses são mais complicados e a pessoa tem muita vontade de usar a droga, tendo sinais de abstinência. Muitas pessoas que usam cocaína por muito tempo podem passar a estruturar a vida com base na droga, o que torna mais difícil a recuperação.
O ideal é conversar com quem está passando por essa situação e incentivá-la a buscar ajuda, pois ela deve perceber o que está acontecendo para conseguir sair dessa dependência. Fale com outras pessoas que possam colaborar, se informe e pesquise na internet como lidar, pois existem grupos de suporte.
Assista também: