A disposição para treinar no calor normalmente é maior, afinal, abandonar as cobertas mais cedo ou o conforto do sofá quando as temperaturas estão mais baixas é muito mais difícil. Mas saiba que se exercitar no frio pode ter uma motivação extra: queimar mais calorias.
Não que essa seja uma estratégia a ser usada para emagrecer, afinal, outras variáveis influenciam na queima de gordura corporal, inclusive o próprio frio pode retardar um pouco a oxidação da gordura e aumentar o apetite. Mas ainda assim essa maior queima calórica existe!
Evidências científicas sugerem que o tempo frio pode aumentar o poder de queima de calorias do exercício porque é preciso mais energia apenas para manter o corpo aquecido, além de alimentar o próprio exercício.
Um estudo com caminhantes nos EUA, por exemplo, descobriu que aqueles que caminharam em temperaturas entre - 10 °C e - 5 °C queimaram cerca de 30% mais calorias do que aqueles que se exercitaram quando o tempo estava mais “ameno”, na casa dos 10 °C (que, pra gente aqui no Brasil, já é bem frio, né?).
Isso pode ser potencializado dependendo das roupas escolhidas, já que, ao se exercitar, o corpo vai se aquecer - e esse aquecimento já pode reduzir o potencial aumento do gasto calórico. Por isso, ao treinar no frio, por mais que seja difícil no começo, tente não usar roupas demais, pois isso ainda pode te fazer suar demais e perder mais água corporal.
Queimar mais calorias no frio não se restringe apenas ao exercício. O ambiente frio naturalmente exige mais energia do corpo, fazendo com que ele ative mecanismos para se esquentar que usam a energia das calorias para criar o aquecimento.
Mas apostar todas as suas fichas nisso como uma estratégia a mais para perder peso dificilmente trará resultados grandiosos. Afinal, como dissemos, essa maior queima de energia pede uma reposição calórica, e você tende a sentir mais fome no frio. Por isso, o jogo fica praticamente empatado - e ninguém emagrece só de passar frio.
Queimar mais calorias no dia a dia e durante os exercícios envolve um conjunto de estratégias que podem ser implementadas para aumentar o gasto calórico. No dia a dia aumente as atividades físicas de forma geral: caminhe mais, use escadas, estacione mais longe e levante-se e mova-se durante pausas no trabalho ou enquanto assiste à TV.
Além disso, outra dica para turbinar o gasto calórico é incorporar à sua rotina exercícios de alta intensidade, como o HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), que pode ser aplicado a diferentes treinos - e, inclusive, pode ser feito em casa!
A combinação de aumento da atividade física no dia a dia e a incorporação de exercícios de alta intensidade durante os treinos é uma maneira eficaz de aumentar o gasto calórico. Além disso, manter-se ativo, incorporar movimentos e atividades extras na rotina diária e escolher exercícios que maximizem a queima de calorias são estratégias que ajudam a alcançar esse objetivo.
Portanto, o veredito é: não acredite muito que só o frio vai te fazer queimar mais calorias (apesar de até poder haver uma ajudinha extra). Aposte no que funciona: atividades físicas orientadas por um profissional da área e alimentação equilibrada, rica em alimentos in natura.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca