Um único dia de comilança pode elevar risco de diabetes, alerta estudo

Um dia regado a comida gordurosa e calórica foi suficiente para provocar resistência a insulina em adultos jovens

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h49 - Atualizado às 23h53

-

Sabe aquele dia em que as pessoas decidem chutar o pau da barraca e comer tudo o que veem pela frente, seja numa aposta para ver quem come mais ou porque vão começar uma dieta no dia seguinte? Pois um único dia de exagero já pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo um pequeno, mas preocupante estudo.

Pesquisadores da Universidade Loughborough, na Inglaterra, acompanharam 15 jovens adultos saudáveis antes e depois de um dia regado a salsichas, bacon, ovo frito, hambúrguer, queijo e cheesecake. Todos passaram por exames de tolerância à glicose antes e depois das comilanças. Os resultados mostraram que, depois de fazer as refeições ricas em calorias e gordura, eles apresentaram um fenômeno conhecido como resistência à insulina – o organismo não responde adequadamente ao hormônio, e o corpo precisa produzir uma quantidade maior para controlar o açúcar no sangue. Quando esse quadro se torna crônico, acaba resultando em diabetes.

Apesar de ser um estudo pequeno e limitado, os resultados, publicados no periódico Nutrients, mostram o quanto é importante que as pessoas tentem evitar exageros, mesmo em datas especiais. E também chama a atenção para a importância de se tratar adequadamente transtornos como o do comer compulsivo e a bulimia, que envolvem episódios de consumo extremo de calorias.

comportamento comportamento alimentar obesidade saúde bulimia transtorno alimentar diabetes glicose comer compulsivo comilança insulina resistência início