Um estudo mostra que existe uma estratégia eficaz, mas pouco lembrada pelos casais
Tatiana Pronin Publicado em 20/06/2024, às 18h00
Quando você pensa em apimentar a sua vida sexual o que vem à mente? Jantar romântico, nudes ou um novo brinquedo erótico? Tudo isso pode ajudar bastante. Mas saiba que existe um item bem pouco lembrado que pode fazer toda a diferença nessa lista: demonstrar gratidão para o(a) parceiro(a).
Um estudo de 2020 coordenado por Ashlyn Brady, da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, concluiu que é isso o que motiva as pessoas a atenderem as necessidades sexuais dos seus parceiros. E mais: casais que valorizam um ao outro tendem a ter um vínculo sexual mais forte.
O trabalho, publicado na Social Psychological and Personality Science, reuniu diferentes experimentos. Num deles, foram recrutadas aleatoriamente 185 pessoas que responderam a questionários sobre sua vida íntima e afetiva. Indivíduos que diziam valorizar seus parceiros, e que também ouviam elogios deles, eram mais propensos a achar que satisfazer as necessidades sexuais dos parceiros era uma prioridade.
Em paralelo, a equipe também realizou um estudo com 118 casais heterossexuais, que apontou a gratidão como algo associado a vínculos sexuais mais fortes ao longo do tempo. Para confirmar a ligação entre causa e efeito, os pesquisadores ainda ouviram outras 285 pessoas.
Quem está junto há bastante tempo sabe que é comum haver fases de insatisfação sexual, e isso pode ter um impacto forte na qualidade e no futuro de um relacionamento. Manter a “chama da paixão” acesa é um desafio para qualquer casal, mas os experimentos indicam que alguns cuidados simples podem ser úteis, como estimular a gratidão de maneira consciente.
Lembrar das qualidades do parceiro e dizer o que aprecia nele pode gerar uma resposta muito positiva, e não é algo que dá trabalho. A não ser, claro, quando existe mágoa e ressentimento. Nesse caso é preciso conversar e tentar acertar os ponteiros.
É controlador nos relacionamentos? Veja dicas de como mudar isso
Antidepressivo pode ter impacto sobre a libido?
Muita tensão e pouco sexo? Veja dicas para resgatar a libido
Terapeuta dá três dicas simples para casais resgatarem o desejo sexual