Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h27 - Atualizado às 23h56
Uma das primeiras pesquisas sobre o impacto do uso frequente de maconha na puberdade mostra que a droga pode afetar bastante o desenvolvimento dos jovens nessa fase da vida. E pode deixá-los cerca de dez centímetros mais baixos em relação a não usuários.
Uma equipe da Universidade Rawalpindi, no Paquistão, avaliou os níveis de hormônios em amostras de sangue e de saliva de 217 meninos dependentes de maconha no país, e comparou os dados com os de outros 220 que não usavam a droga.
Os meninos que consumiam maconha assiduamente apresentavam níveis mais altos de hormônios relacionados à puberdade, como a testosterona, e também de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Eles também tinham níveis mais baixos de hormônio do crescimento em relação a não usuários.
Quando chegaram aos 20 anos, os usuários de maconha apresentaram uma altura menor e cerca de 4,6 quilos a menos em relação aos jovens que não usavam a substância.
Para Syed Shakeel Raza Rizvi, que coordenou o trabalho, é possível que a droga ajude a deflagrar respostas de estresse que suprimem o crescimento e levam à puberdade precoce. E isso pode fazer com que os jovens se envolvam mais cedo com outras substâncias, como o tabaco e o álcool.
As informações foram publicadas no site Medical News Today.