Doutor Jairo
Leia

Uso de maconha na puberdade pode interferir na altura dos jovens

Imagem Uso de maconha na puberdade pode interferir na altura dos jovens

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h27 - Atualizado às 23h56

Uma das primeiras pesquisas sobre o impacto do uso frequente de maconha na puberdade mostra que a droga pode afetar bastante o desenvolvimento dos jovens nessa fase da vida. E pode deixá-los cerca de dez centímetros mais baixos em relação a não usuários.

Uma equipe da Universidade Rawalpindi, no Paquistão, avaliou os níveis de hormônios em amostras de sangue e de saliva de 217 meninos dependentes de maconha no país, e comparou os dados com os de outros 220 que não usavam a droga.

Os meninos que consumiam maconha assiduamente apresentavam níveis mais altos de hormônios relacionados à puberdade, como a testosterona, e também de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Eles também tinham níveis mais baixos de hormônio do crescimento em relação a não usuários.

Quando chegaram aos 20 anos, os usuários de maconha apresentaram uma altura menor e cerca de 4,6 quilos a menos em relação aos jovens que não usavam a substância.

Para Syed Shakeel Raza Rizvi, que coordenou o trabalho, é possível que a droga ajude a deflagrar respostas de estresse que suprimem o crescimento e levam à puberdade precoce. E isso pode fazer com que os jovens se envolvam mais cedo com outras substâncias, como o tabaco e o álcool.

As informações foram publicadas no site Medical News Today.