Covid-19: vacina é confiável mesmo sendo desenvolvida em pouco tempo?

Entidades médicas fizeram vídeo para explicar que a imunização é segura e eficaz

Redação Publicado em 09/02/2021, às 18h27

Todas as vacinas passam por inúmeros testes antes de serem consideradas aptas para a aplicação na população - iStock

A vacina contra a covid-19 surgiu em tempo recorde e essa rapidez assustou muita gente. Há até quem diga que não vai se vacinar justamente por medo da ineficácia e dos efeitos colaterais que podem haver.

Sabendo disso, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional Alagoas (ASBAI-AL) se juntou com a  ASBAI Nacional e aproveitou o projeto Real News para desmistificar as informações acerca da vacina.

Com vídeos simples, a equipe explica que todas as vacinas sempre passam por inúmeras etapas de testes até serem consideradas aptas para a aplicação na população. No caso específico da de Covid-19, eles ainda dão 7 motivos para que ela tenha saído tão rápido. 

Entre eles, está o próprio fator da pandemia, afinal, uma doença que está presente no mundo todo também movimenta cientistas de vários lugares diferentes com um mesmo objetivo: achar a cura. Além disso, com muita gente se contagiando, há mais pacientes para serem testados na fase clínica.

Outro motivo para a rapidez da vacina é que, diferente do vírus HIV, por exemplo, o coronavírus não teve uma alta taxa de mutação, o que tornou mais fácil identificá-lo e conseguir chegar na vacina.

Confira o vídeo completo:

 

vacina Covid-19 coronavírus

Leia também

Fadiga e perda de cabelo podem ser sequelas da covid-19, diz estudo


Fernanda Montenegro toma vacina contra Covid-19; veja quem tem prioridade


Ansiedade pela vacina pode ter impacto no uso de bebidas alcoólicas


Estudo mostra que bebês podem receber anticorpos contra Covid-19 da mãe