Redação Publicado em 15/01/2022, às 12h00
A vagina de uma mulher é tanto um órgão sexual quanto parte do canal do parto. Assim como elas podem ter seios, mãos e pés de dimensões diferentes, o tamanho e a profundidade das vaginas também podem variar.
De acordo com um estudo, a profundidade média de uma vagina é de cerca de 9,6 centímetros. Outras fontes sugerem que a variação média de tamanho pode ser de aproximadamente 7,6 cm a 17,7 cm. No entanto, essas mudanças não são aparentes, mesmo para um parceiro sexual.
Um relatório no BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynecology mostrou que a profundidade média da vagina é de cerca de 9,6 cm, mas a profundidade e a aparência vaginal podem variar muito. Na verdade, a profundidade da vagina (da abertura até a ponta do colo do útero) pode medir até 17,7 cm.
A vagina é o canal para o colo do útero, que separa o útero e a vagina. Vários tipos de tecido revestem o interior da vagina, incluindo a mucosa. A mucosa é composta de células especializadas que secretam um fluido lubrificante, que ajuda as paredes vaginais a se alongarem.
A porção exterior dos genitais femininos é a vulva. A vulva inclui os lábios menores e maiores - as partes semelhantes aos lábios dos genitais femininos. A aparência das vulvas varia muito. A pele pode ser da mesma cor ou mais escura que o resto do corpo. Os grandes lábios, que são os “lábios” externos, podem variar de cerca 7 a 12 cm de comprimento. O clitóris varia de cerca de 5 a 35 mm de tamanho, mas incha e aumenta se a mulher estiver excitada.
O tamanho e a profundidade da vagina mudam em determinadas situações. Pode “esticar” para acomodar a inserção de um tampão, um dedo ou um pênis. Durante a excitação, mais sangue flui para a vagina. Isso faz com que se alongue e o colo do útero, ou a ponta do útero, se levante ligeiramente, permitindo que pênis, dedo ou brinquedo sexual caiba ali. Enquanto uma vagina se expande durante a excitação, um pênis grande ou um brinquedo sexual ainda pode causar desconforto ao fazer sexo.
A vagina não mudará de aparência, pois é interna. Na verdade, a pesquisa não encontrou nenhuma ligação entre a profundidade da vagina de uma pessoa e sua idade. No entanto, os lábios podem parecer menores ao longo do tempo. Isso ocorre porque a quantidade de estrogênio no corpo diminui com a idade, o que pode reduzir a gordura e o colágeno.
Os genitais também podem parecer mudar de cor, tornando-se mais claros ou mais escuros com as mudanças hormonais ao longo do tempo. Algumas mulheres podem achar que sua vagina ficou diferente após o parto. Embora os tecidos da vagina se estiquem para acomodar um bebê, isso não é permanente.
A pesquisa não encontrou diferença no comprimento vaginal entre mulheres que deram e aquelas que não deram à luz. Se uma pessoa achar que sua vagina está diferente após o parto, o médico pode recomendar exercícios de Kegel, que envolvem apertar e liberar os músculos usados para controlar a micção para ajudar a fortalecer o assoalho pélvico.
O pênis ereto médio é cerca de 33% mais longo que a vagina média. Embora os tamanhos do pênis e da vagina possam variar, esses órgãos geralmente podem acomodar um ao outro. Um estudo de 2015 descobriu que o comprimento médio do pênis ereto era de pouco mais de 13 cm. Algumas mulheres podem relatar desconforto se seu parceiro sexual tiver um pênis maior que a média. Pode ser doloroso ou desconfortável se um objeto como um pênis ou um brinquedo sexual atingir o colo do útero. Ter lubrificação adequada e comunicar qualquer desconforto pode ajudar a manter a atividade sexual prazerosa.
A profundidade e a aparência das vaginas variam muito entre as pessoas. Normalmente, a profundidade da vagina é entre 9,6 centímetros. Trata-se de um órgão projetado para acomodar tanto o parto quanto a atividade sexual.
No entanto, se uma mulher sentir dor durante o sexo devido ao que ela percebe como uma vagina rasa, deve conversar com seu médico. Ele pode investigar as causas subjacentes da dor e encaminhá-la a um especialista. Este pode recomendar terapia do assoalho pélvico ou terapia sexual, o que pode tornar o sexo mais prazeroso, independentemente da profundidade vaginal.
Fonte: Medical News Today
Veja também