Redação Publicado em 15/12/2021, às 14h00
Da mesma forma que o pênis fica ereto quando o homem está excitado, a vagina fica lubrificada. No entanto, muitas mulheres se perguntam se há um “limite” para essa lubrificação e se estar muito “molhada” pode atrapalhar a relação sexual.
Felizmente, a resposta é não! Ao contrário, a umidade vaginal é extremamente importante para que a relação seja prazerosa e não machuque a mulher.
“A umidade vaginal é a chave para encontros sexuais com penetração e prazer”, diz à Healthline Caitlin V., sexologista clínica da Royal, uma empresa vegana de preservativos e lubrificantes. “Ela fornece a lubrificação para as partes do corpo – seja pênis, vagina, boca, mão ou ânus – para esfregar umas nas outras de uma forma prazerosa”, explica ela
Sem a umidade, a fricção pode irritar e até causar pequenas rupturas nos delicados tecidos vaginais, o que aumenta o risco de infecção.
Existem muitas coisas que afetam isso, mas as mais comuns são:
Você provavelmente conhece o cheiro, a cor e a aparência geral de sua lubrificação.
“Se o líquido tiver novas características, como odor de peixe, tonalidade verde ou amarela, ou for acompanhado de coceira ou queimação, você deve ir a um profissional de saúde para que seja examinado”, diz Lyndsey Harper, ginecologista, fundadora e CEO da Rosy, uma plataforma de bem-estar sexual. “Se for uma infecção, geralmente seu médico poderá prescrever um antibiótico para tratá-la rapidamente”, diz ela.
Porém, caso seja uma lubrificação normal, mas em grande quantidade, fique tranquila e lembre que é apenas seu corpo fazendo sua função.
Via: Healthline
Assista também: