Vai beber na passagem de ano? Veja cuidados para não passar do limite

As celebrações serão limitadas este ano por causa da Covid-19, mas brindar com álcool é um costume do brasileiro e exige atenção

Dr. Jairo Bouer Publicado em 30/12/2020, às 18h06

É bom evitar exageros na hora de brindar a passagem do ano, para evitar vexames e ressaca - iStock

Com a pandemia, as celebrações de Réveillon devem ser em casa, com quem já convivemos e com todos os cuidados para evitar a transmissão da Covid-19. Mesmo com esse cenário, faz parte da nossa cultura brindar com alcool. Só não dá para exagerar. 

O limite de cada um depende de uma série de fatores, como peso, sexo, idade e metabolismo. Além disso, cada bebida possui um teor de álcool diferente. Para se ter uma ideia de como o teor pode variar, saiba que uma dose padrão (ou cerca de 10 g de álcool puro) equivale a uma latinha de 330 ml cerveja, uma taça de vinho ou espumante (100 ml) ou um shot de 30 ml de destilado (como cachaça, vodca, tequila ou uísque).

Os especialistas recomendam no máximo três doses de bebida alcoólica por ocasião para as mulheres e quatro para os homens. Mas é bom ressaltar que algumas pessoas podem ficar alteradas bem antes desse limite.

Consumo consciente

Quando a gente fala em consumo consciente de álcool, o que mais importa é a quantidade. Porém, beber rápido demais, em determinadas condições, também não é legal. Assim, para evitar o vexame na noite de Ano-Novo e ressaca no primeiro dia de 2021, preste atenção nos conselhos que a gente reuniu aqui:

1. Planeje e conte

Estabeleça um limite para si mesmo(a) antes de aceitar o primeiro drinque, e não deixe ninguém “completar” a taça ou o copo antes que você termine a bebida, para não perder controle sobre a quantidade ingerida.

2. Tá com sede?

Beba água, e nunca álcool, para se hidratar. É que a substância aumenta a diurese, ou seja, faz a gente fazer mais xixi, o que é perigoso, ainda mais no verão.

Por isso, deixe sempre uma garrafinha de água por perto, e vá tomando goles antes, durante e depois da celebração.

3. Não deixe de comer!

Nunca beba álcool de estômago vazio. O ideal é fazer uma refeição antes de começar a beber, e procure beliscar algo enquanto ingerir álcool.

4. Alterne álcool com outros líquidos

Alterne a ingestão de bebida alcoólica com água ou suco. Isso não só vai te ajudar a se controlar melhor, como vai evitar que você acorde com aquela dor de cabeça no dia seguinte.

5. Passei do ponto?

Sonolência, falar mais que de costume ou ficar corado(a) podem ser sinais de que você passou do ponto, e que é hora de parar.

6. Cafeína não anula o efeito do álcool

Saiba que um café pode até cortar seu sono, mas não vai te deixar sóbrio, e pode irritar ainda mais seu estômago.

7. Se beber, não dirija

Lembre-se que quem bebe qualquer dose tem seus reflexos prejudicados e não deve dirigir em hipótese alguma. A lei seca veio pra ficar!

8. Você não deve beber nunca se:

-Tiver menos de 18 anos

-Estiver grávida

-Usar remédios (eles podem ter efeitos prejudicados pelo uso de álcool, por isso fale com o médico a esse respeito)

9. Para ressaca, descanse!

O melhor remédio pra ressaca é não beber muito. Mas se você passou do limite e acordou com mal-estar, não tem fórmula mágica: tome bastante água, faça refeições leves e descanse.

Veja também: 

álcool Covid-19 pandemia Ano-Novo

Leia também

Qual o recado que a ressaca quer passar? Veja a resposta e evite ficar mal de novo


“Sou fraco para destilados, mas consigo beber muita cerveja”; entenda melhor o que acontece


Limite para bebida alcoólica: saiba como identificar os sinais de exagero


Álcool corta efeito da pílula do dia seguinte? Veja 4 dúvidas comuns