Muita gente gosta de consumir bebida alcoólica antes de um encontro sexual. Mas uma revisão de estudos sugere que essa não é uma boa ideia. Segundo o trabalho, mulheres que consomem álcool têm 74% mais chances de ter problemas na cama que tornam o sexo menos satisfatório.
Pesquisadores das universidades Gerash e Kermanshah, no Irã, e Putra Malaysia, na Malásia, analisaram sete estudos científicos sobre álcool e problemas sexuais em mulheres, incluindo um total de 50.225 participantes com idades entre 18 e 79 anos.
Com base em todos os dados, eles concluem que mulheres que consomem álcool têm maior propensão a disfunção sexual do que mulheres que não bebem. (Disfunção sexual é definido como qualquer problema que possa impedir uma experiência sexual satisfatória).
A revisão conclui que o álcool reduz a sensibilidade ao toque das mulheres, portanto beber pode atrapalhar a excitação durante o sexo e tornar as experiências sexuais menos intensas.
Os pesquisadores concluem que é importante conscientizar as mulheres sobre os efeitos prejudiciais do álcool em seu desempenho sexual.
Os efeitos do consumo excessivo de álcool em homens, que podem experimentar disfunção erétil, são bem conhecidos. Mas muitas mulheres tendem a achar que a substância pode facilitar o orgasmo, o que não é verdade.
Acredita-se que até 40% das mulheres em geral sofrem de disfunção sexual, o que pode levar a estresse e problemas de relacionamento.
A revisão inclui um estudo realizado em Gana, com 301 mulheres, que constatou que o álcool estava significativamente relacionado a problemas sexuais em mulheres, enquanto outros fatores analisados, como educação, idade, estado civil, tabagismo e exercícios, não estavam relacionados a problemas sexuais.
A sugestão de que o consumo de álcool pode afetar a vida sexual das mulheres está em conformidade com evidências anteriores de que a maioria das mulheres com problemas de dependência de álcool tem baixa libido e dificuldade em atingir o orgasmo.
No entanto, os autores da revisão afirmam que o efeito na satisfação sexual das mulheres provavelmente é de longo prazo. Ou seja: o problema é observado quando as mulheres bebem álcool regularmente, e não significa que as mulheres terão um sexo decepcionante sempre que beberem.
Veja também:
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin