Se você, assim como eu, adora viajar, já deve ter sentido na pele os efeitos causados pelas longas horas dentro do avião. Devido à pressurização da cabine, os níveis de oxigênio são reduzidos. A baixa umidade do ar e as temperaturas geladas geradas pelo ar-condicionado deixam a pele muito ressecada.
Todas essas alterações do ambiente geram uma modificação da nossa pele e da gordura presente nela, causando oleosidade excessiva. Dermatites e maior retenção de líquidos também podem acontecer.
Hidratação é a palavra-chave para quem adora viajar de avião. Procure consumir muita água antes e durante o voo. Não vale café, refrigerantes ou sucos. A mesma recomendação vale para as bebidas alcóolicas, que causam desidratação. O ideal é beber água mesmo.
Prepare um nécessaire com produtos que podem ser levados na cabine – eles não podem ter mais que 100 ml. Amostras ou miniaturas são boas opções, mas você também pode comprar frascos pequenos nas farmácias e perfumarias e colocar seus produtos preferidos.
Não embarque com maquiagem. Tente deixar a pele o mais natural possível. Se você não conseguir ficar sem se maquiar, leve sabonete neutro e lenços demaquilantes para retirá-la antes de dormir.
Com a pele limpa, use um hidratante leve em sérum para o rosto e não se esqueça da área dos olhos, que podem ficar mais inchados durante a viagem. Lip balms ou até mesmo a boa e velha vaselina são excelentes pedidas para os lábios. Invista também na água termal, que hidrata, refresca e acalma a pele. Borrife durante a viagem e deixe que o produto seque completamente.
Se a sua viagem acontecer durante o dia, o uso do protetor solar TAMBÉM é recomendado. As janelas dos aviões não filtram os raios UVA e UVB, que ficam ainda mais intensos e perigosos devido à altitude. Aplique um protetor solar adequado para o seu tipo de pele, com fator de proteção (FPS) no mínimo 30, meia hora antes do embarque.
Na hora de dormir, aproveite as horas de descanso e use uma máscara hidratante. Existem diversas opções. Converse com o seu dermatologista e veja as melhores opções para você.
Não se esqueça de proteger os cabelos também. Os fios ficam mais ressecados durante o voo e a raiz mais oleosa. Invista em leave-ins ou óleos e aplique nos fios antes do embarque e até mesmo durante a viagem, se ela for mais longa.
Prenda os cabelos em coques ou tranças frouxas, evitando assim que fiquem cheios de nós ao fim da viagem.
Você também pode usar shampoos a seco para melhorar a oleosidade da raiz, deixando um visual fresh quando chegar ao seu destino. Mas lembre-se que esses shampoos devem ser usados ocasionalmente e não substituem as lavagens.
Cintia Guedes
Dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, a médica é pós-graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de ter feito especialização em Medicina Estética pelo Instituto Brasileiro de Ensino (ISBRAE). CRM 124.447/RQE 61940 Instagram: @cintiaguedesdermatologia
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site Doutor Jairo