Vasectomia pode afetar a testosterona e a libido?

Esse procedimento impede que os espermatozoides sejam liberados

Dr. Jairo Bouer Publicado em 25/04/2024, às 18h00

Nem toda queda de desejo ou desânimo tem relação com níveis baixos de testosterona - iStock

Vasectomia pode fazer com que o nível de testosterona fique mais baixo e afetar a libido?

Não, não existe nenhuma relação entre vasectomia e uma taxa mais baixa de testosterona. Nesse procedimento, apenas os ductos deferentes são bloqueados, impedindo a passagem dos espermatozoides.

Uma vez feita a vasectomia, não há nenhuma alteração na função dos testículos. Eles continuam a trabalhar e a produzir espermatozoides e hormônios. Então quem passa pelo procedimento, a fim de não ser mais fértil, não precisa se preocupar com isso. Muito menos com o risco de ter problemas de ereção, já que a cirurgia não interfere nos nervos responsáveis por essa função.

Também é bom lembrar que nem toda queda de desejo ou desânimo tem relação com níveis baixos de testosterona. Muitas vezes é o estresse e ansiedade os responsáveis por esses sintomas, e não os hormônios.

Os testes de testosterona podem ter resultados muito variáveis. Assim, uma taxa considerada baixa pode não ser, de fato, baixa para todos os homens. Seria preciso acompanhar os níveis hormonais da pessoa ao longo do tempo para mostrar que houve uma diminuição.

Qualquer dúvida sobre os resultados de testes hormonais, ou mesmo sobre a vasectomia, vale a pena conversar com seu urologista.

fertilidade testosterona libido vasectomia

Leia também

Passar horas no calor do veículo afeta a fertilidade do homem?


É possível reverter a vasectomia após um ano?


Tenho bons orgasmos, mas ejaculo pouco; o que fazer?


Belle tenta convencer Thiago Silva a fazer vasectomia; veja mitos sobre o assunto