4 dicas para evitar alergia após a depilação com lâmina

Sentir coceira e queimação após a depilação é normal, mas há maneiras de aliviar isso

Redação Publicado em 03/09/2021, às 13h00

Esfoliar a pele antes da depilação, por exemplo, pode ajudar bastante - iStock

Quando se trata de depilação, a maioria dos métodos pode trazer algum desconforto. A cera e o laser, por exemplo, costumam incomodar um pouco no momento, enquanto a lâmina de barbear, embora seja indolor, pode causar alergia em muita gente. Sobre isso, surge a dúvida: tem alguma maneira de se livrar dessa alergia ou, pelo menos, diminuir a coceira?

De acordo com a dermatologista Rhonda Q. Klein, em entrevista ao Health, primeiro é preciso destacar que esse tipo de alergia é comum e pode aparecer em qualquer parte do corpo: rosto, pernas, axila e região íntima

Confira:

Segundo a médica, a irritação na pele costuma ser causada por passar a lâmina a seco ou usar lâminas com pouco corte. "Também pode ocorrer quando o folículo piloso é aberto após a depilação e tem contato com algo mais agressivo, como água salgada e protetor solar”, diz Klein.

Como evitar a alergia?

  1. Evite se depilar a seco;
  2. Sempre use uma lâmina limpa e nova. Lâminas cegas geralmente estão cheias de bactérias e células mortas da pele, explica Klein;
  3. Esfolie a pele para remover as células mortas da pele;
  4. Mude sua rotina de depilação. A  médica alerta que, se você tem o hábito de se depilar todos os dias e a alergia está se tornando uma ocorrência regular, tirar os pelos dia sim, dia não ou apenas algumas vezes por semana pode ajudar.

Assista também:

alergia depilação dica

Leia também

"Depilação facial" pode causar marcas permanentes e até asfixia


Bruna Linzmeyer sobre pelos: "Por que é feio ou sujo só pras mulheres?"


Pequeno corte no saco pode facilitar infecção por HIV?


Depilação completa pode não aumentar risco de ISTs