É possível fazer desde massagens no couro cabeludo até tratamentos mais específicos
Redação Publicado em 31/01/2022, às 11h00
Embora seja um pouco assustador ver os fios de cabelo caindo, é natural que a gente perca entre 50 a 100 fios por dia. No entanto, quando esse número começa a aumentar e as falhas passam a ser visíveis, pode ser o momento de ter mais atenção e procurar algumas alternativas para evitar a queda exagerada de cabelo. Confira aqui algumas dicas do que fazer para evitar a calvície:
A aplicação de injeções de PRP para queda de cabelo exige que um profissional médico colete seu sangue, separe-o (via centrifugação) em seus diferentes componentes, recombine o plasma e as plaquetas do sangue e depois o injete no couro cabeludo.
Outro tratamento que requer um profissional médico, mas esse é o melhor para áreas calvas menores; no entanto, costuma ser necessário um planejamento financeiro para realizá-lo.
Embora as pesquisas sobre massagem no couro cabeludo sejam preliminares, esse é um tratamento de fácil implementação. Além disso, você provavelmente já está familiarizado com o quão relaxante é uma massagem no couro cabeludo quando lava o cabelo, por exemplo.
Em um pequeno estudo, os homens usaram uma ferramenta para massagear a cabeça por quatro minutos por dia durante cerca de 6 meses (24 semanas). Inicialmente houve uma perda de cabelo, mas com o tempo os fios de cabelo engrossaram. Além disso, uma análise da expressão gênica descobriu que os genes relacionados ao ciclo capilar foram estimulados e os genes relacionados à perda de cabelo diminuíram.
Descolorir, tingir, usar ferramentas de cabelo aquecidas e até mesmo escovar em excesso podem danificar o cabelo, enfraquecendo o fio e tornando a queda de cabelo mais provável. Quando se trata de modelar seu cabelo, seja com produtos na hora do banho, seja com chapinha ou secador, por exemplo, menos é geralmente o melhor.
Existem inúmeras formas de evitar a calvície e manter a saúde dos fios. Para saber qual é a melhor para você, consulte um profissional e tire suas dúvidas.
Via: Eating Well
Assista também:
O ácido hialurônico faz bem ao cabelo?
14 maneiras de ajudar seu cabelo a crescer mais rápido e forte
Alimentos podem causar queda de cabelo?
Confira 6 motivos para seu cabelo estar oleoso