Com o ano letivo oficialmente começando, veja algumas dicas para fortalecer o sistema imunológico do seu filho
Redação Publicado em 21/02/2022, às 13h00
Todo começo de ano letivo é a mesma preocupação: como manter a saúde das crianças agora que elas estarão em contato com mais gente? E pior, esse ano ainda há o agravante da Covid-19, então é óbvio que surge a dúvida: existem maneiras de impulsionar o sistema imunológico e evitar a Covid-19 e outras doenças?
A resposta é sim – mas não há uma receita mágica para isso. A melhor maneira de manter o sistema imunológico saudável é, basicamente, tomar as medidas necessárias para se manter saudável. Por mais chato que pareça, é testado e comprovado.
Aqui está o que você pode fazer para ajudar a manter seus filhos saudáveis neste ano letivo.
Foque em uma dieta com muitas frutas e vegetais (recomenda-se cinco porções por dia de frutas, e os vegetais devem ocupar metade de cada prato de refeição), grãos integrais e proteínas magras. Uma dieta saudável também tem laticínios ou outra fonte de cálcio e gorduras saudáveis, como óleos vegetais.
Os alimentos a evitar são alimentos processados, ou com adição de açúcar e com gorduras não saudáveis, como as saturadas, encontradas em produtos de origem animal. Isso não significa que seu filho não possa comer biscoitos ou sorvete. Mas, se você quer que seu filho seja saudável, ele não deve comer esses alimentos todos os dias.
Todos nós precisamos dormir uma quantidade ideal de horas para recarregar nossos corpos, e isso inclui as crianças. A quantidade de sono que uma criança precisa varia de acordo com a idade (de 12 a 16 horas por dia para bebês, de oito a 10 horas para adolescentes) e também de criança para criança (algumas precisam mais do que outras). Você pode incentivar o sono saudável limitando as telas – para adolescentes, os dispositivos realmente devem ser desligados uma ou duas horas antes de dormir e, de preferência, não estar no quarto à noite – e mantendo uma programação regular.
O exercício nos mantém saudáveis e menos propensos a adoecer. As crianças devem ser ativas por, pelo menos, uma hora por dia. Vale destacar que “ativo” não significa praticar um esporte ou ir à academia; pode ser brincar no parquinho ou dar um passeio. Outro ponto é que “mais” não é necessariamente melhor; se você tem um filho que é um atleta sério, se exercitando várias horas por dia, certifique-se de que o exercício não está prejudicando o sono ou causando esgotamento, o que pode causar problemas no sistema imunológico. Falando nisso…
Confira:
O estresse nos torna menos saudáveis e mais propensos a infecções. Certifique-se de que as crianças tenham tempo de inatividade para brincar. Passe algum tempo juntos em família e crie oportunidades para seus filhos falarem sobre qualquer coisa que possa estar preocupando. A pandemia deixou muitas crianças deprimidas ou ansiosas; portanto, se você estiver apreensivo com o humor ou a saúde emocional de seu filho, converse com seu médico.
As imunizações nos protegem de muitas doenças. Verifique com seu médico se seu filho está com as vacinas em dia.
Todos na família podem tomar precauções simples para se manterem saudáveis. Lave as mãos. Cubra a tosse e espirro com o cotovelo. Fique longe de pessoas doentes na medida do possível. As máscaras também podem ajudar, especialmente em espaços fechados lotados.
Se seu filho tiver um problema de saúde que possa dificultar o combate a uma infecção, converse com seu médico sobre quaisquer precauções extras ou diferentes que você deve tomar.
Via: Health Harvard
Assista também:
Como a falta de contato social impacta a saúde mental de jovens?
Mesmo luz fraca antes de dormir pode prejudicar o sono das crianças
Sharenting: entenda os riscos da exposição das crianças na internet
3 dicas de como ajudar a prevenir o abuso sexual infantil