O parceiro de treino é essencial para o conforto e para o bom desempenho na prática
Redação Publicado em 17/12/2022, às 08h00
Contar com um bom par de tênis é improtante para evitar lesões, ter mais conforto e melhorar o desempenho na corrida. Para te ajudar a escolher o seu próximo tênis de corrida, separamos a seguir cinco dicas importantes. Confira:
Na hora da compra, o principal fator a ser avaliado é o conforto. Não adianta o tênis ter muitas tecnologias e design moderno se não encaixar bem no pé. Quando for escolher, não tenha vergonha! Experimente bem, calçando o par nos dois pés e dando umas voltinhas pela loja para sentir como os tênis respondem às passadas.
Os modelos com mais amortecimento podem favorecer quem está começando a se exercitar ou está acima do peso, pois absorvem melhor os impactos e diminuem os riscos de lesão. Nesses casos, na hora da compra, avalie bem o nível de amortecimento dos tênis, se é o ideal para você. Pessoas mais leves ou já treinadas podem optar por modelos com menos amortecimento e menos pesados.
Por muitos anos, o tipo de pisada (pronada, supinada ou neutra) foi considerado importante na hora da escolha de um tênis de corrida. Entretanto, a importância do tipo de pisada para evitar lesões nunca foi comprovada. Assim, o consenso é que, na hora de escolher um tênis de corrida, o fator mais importante é mesmo o conforto.
Outra dica importante é verificar se a ponta dos dedos não está pegando na parte frontal e causando incômodo. Se isso acontecer, teste um número maior, pois os pés tendem a dar uma inchadinha na hora do exercício.
Lembre-se que um tênis novo pode causar atritos e bolhas. Para lacear o tênis novo, faça com ele treinos mais curtos e alterne com outro tênis já mais confortável para evitar incômodos.
5 treinos para ganhar condicionamento na corrida
Corrida e longevidade: o exemplo de Drauzio nas maratonas
Fartlek: já ouviu falar deste treino de corrida?
Creatina: o que é e para que serve o suplemento?