Redação Publicado em 24/02/2022, às 13h00
Você provavelmente já ouviu falar que não se pode misturar alguns remédios, como antibióticos, com bebidas alcoólicas. No entanto, quando se trata de outras bebidas ou até a mistura com outros medicamentos, o assunto já é menos debatido.
Por isso, separamos aqui alguns mitos e verdades sobre a ingestão dos medicamentos e orientações para o tratamento correto:
A maioria dos medicamentos de uso oral deve ser ingerida apenas com água, no entanto, é importante seguir as orientações do médico ou farmacêutico, além de outras informações, como se o medicamento deve ser tomado após as refeições ou com estômago vazio para não influenciar a absorção e, consequentemente, a eficácia. Isso também pode ser conferido na bula.
O uso do leite pode alterar o efeito do medicamento, como no caso de antimicrobianos, que têm a ação inativada, pois ocorre uma interação de complexação.
Porém, há outros remédios que devem ser ingeridos com outros líquidos, como alguns antifúngicos, que têm melhor absorção quando ingeridos com sucos ácidos ou com alimentos gordurosos.
A ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento ou uso de medicamentos é contraindicada em praticamente todos os casos. No entanto, é recomendado que o paciente sempre questione o médico sobre a necessidade ou não de abstinência total do álcool.
A interação do álcool com medicamentos de uso crônico, como os ansiolíticos, por exemplo, intensifica efeitos como sonolência, pois tanto álcool etílico quanto ansiolíticos deprimem o Sistema Nervoso Central (SNC).
O uso de medicamentos e chás medicinais deve ser feito com cautela, pois muitos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou aumentando o seu efeito, ou ainda promovendo reação adversa.
Para exemplificar, se uma pessoa tem propensão a hemorragia, essa reação pode ocorrer ao tomar o medicamento ácido acetilsalicílico com chá de camomila. Então é importante lembrar que o dito popular “porque é natural, não faz mal” não é verdadeiro. Sendo assim, a pessoa precisa informar ao médico ou ao farmacêutico se faz uso de chás medicinais e quais são eles para que seja avaliado se pode continuar ou se será necessário suspender o consumo até finalizar o tratamento.
Algumas pessoas precisam utilizar vários medicamentos diferentes ao mesmo tempo e isso pode ocasionar interações medicamentosas, ou seja, um medicamento afetar o efeito do outro, podendo aumentar, diminuir ou até mesmo anular o efeito.
Além disso, ainda aumentam a possibilidade de ter reações adversas ou intoxicações. Por isso, é importante sempre conversar com o médico ou com o farmacêutico e não usar medicamentos por conta própria no caso de já fazer uso de outros. As interações medicamentosas podem ser classificadas como leves, moderadas e graves.
Assista também: