Virgindade: é normal continuar sangrando dias após a relação?

Jairo Bouer comenta se é comum ou não o sangramento ocorrer mesmo alguns dias após a relação sexual

Redação Publicado em 08/09/2021, às 14h00

Se o sangramento persistir, é importante consultar um médico - iStock

“Tenho 14 anos, perdi minha virgindade há alguns dias, sangrou na hora e ainda está sangrando. Não contei para minha mãe, então não posso ir ao ginecologista. É normal?”

Normalmente, quando a mulher tem a primeira relação sexual, o hímen – uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina – se rompe, o que causa um sangramento. E, de acordo com Jairo Bouer, realmente esse pequeno sangramento pode durar alguns dias.

No entanto, ele alerta: “Se esse sangramento ficar muito abundante ou se demorar muito para desaparecer, tem que procurar um médico”.

Confira o conselho completo:

Como funciona o sigilo no ginecologista?

Caso a menina realmente tenha que procurar um médico e não queira contar para os pais, isso é possível! A partir dos 14 anos de idade, toda adolescente tem direito a entrar sozinha na consulta médica e pode preservar os segredos entre médico e paciente. O médico só vai chamar algum responsável dessa paciente caso esteja acontecendo alguma situação grave em relação à vida dela, ou algo mais sério, como um diagnóstico de HIV ou assédio sexual.

Como funciona a primeira consulta?

Na primeira consulta, em grande parte das vezes, o exame físico não é necessário. É muito importante gerar confiança na adolescente e explicar que ela tem direito a entrar na consulta sem acompanhante, se assim preferir.

Confira:

Outro fato legal de ressaltar é que é muito comum as pacientes passarem por vários profissionais até encontrar aquele que a faz se sentir segura e acolhida. Não há problema em testar vários!

Assista também:

virgindade primeira vez sangramento sangue

Leia também

Dá para romper o hímen durante a masturbação?


Meu namorado “me dedou” e saiu sangue; é normal?


Marcela Mc Gowan responde: "Hímen é sinônimo de virgindade?"


Cinco fatos sobre “primeira vez”, hímen e virgindade