Você sabia que cerca de 60% do nosso corpo é composto por água, bem como 90% do nosso sangue? Por isso, manter a hidratação é tão importante para a saúde e para o bem-estar, especialmente no verão. Quando as temperaturas sobem, perdemos uma quantidade significativa de fluido pela pele na forma de suor.
Assim, como precisamos repor o fluido perdido, nossas necessidades de hidratação tendem a ser maiores durante a estação mais quente. Além do calor, há situações que demandam um cuidado ainda maior com a ingestão adequada de líquidos, como:
Beber água ajuda a regular nossa temperatura e a garantir que o oxigênio seja levado para todos os órgãos e tecidos do corpo. Mas, além de tudo isso, a hidratação adequada também traz diversos benefícios à saúde. Conheça motivos (extras) para não esquecer de se hidratar:
Cerca de 80% da cartilagem encontrada nos discos da coluna vertebral são água. Assim, a desidratação pode, a longo prazo, provocar atrito e dor.
Enquanto a saliva é fundamental para a nossa digestão e evita cáries, hidratar-se deixa o muco mais fluido, e o resultado é nariz e garganta mais limpos.
Quem não capricha no consumo de água tem maior tendência ao ressecamento que, por sua vez, aumenta a vulnerabilidade a rugas e a doenças dermatológicas.
Confira:
Além de evitar o excesso de acidez no estômago, a água faz com que o intestino funcione melhor e você elimine toxinas.
Até seu cérebro precisa de líquido para garantir a comunicação entre os neurônios. Tanto que um dos sintomas de desidratação é cansaço e falta de concentração.
Tomar pouca água pode facilitar a formação de cálculos renais, as famosas pedras nos rins. Além disso, hidratar-se ajuda a evitar infecções urinárias.
Alguns estudos indicam que a hidratação adequada melhora o desempenho em atividades físicas extenuantes.
Ingerir um copo de água algum tempo antes das refeições pode aumentar a saciedade e evitar que você exagere na comida.
Alternar bebidas alcoólicas com água diminui o risco de intoxicação. Além disso, hidratar-se bastante ajuda a reduzir o mal-estar no dia seguinte.
Veja também:
Milena Alvarez
Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez