Mensagens enviadas pelo smartphone têm mais termos como "dor", "agonia", "eu" e "meu" do que as publicadas pelo computador
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h32 - Atualizado às 23h56
Ninguém duvida que as mídias sociais são o lugar perfeito para quem gosta de aparecer e de reclamar. Mas, segundo um estudo, quem publica mensagens no Twitter usando o smartphone tende a ser ainda mais egocêntrico e negativo do que quem usa o computador para fazer isso.
Uma equipe da Universidade de Londres coletou uma amostra de 235 milhões de tweets enviados na América do Norte ao longo de sete semanas. Com uma ferramenta da psicologia social, o grupo analisou as palavras mais usadas nas mensagens do microblog.
Os pesquisadores, coordenados por Dhiraj Murthy, concluíram que os tweets enviados por celulares são 25% mais negativos, ou seja, contam mais com termos como “dor”, “angústia” e “agonia”, que os enviados pelo computador. Provavelmente porque as pessoas tendem a usar o smarphone para desabafar quando estão presas no trânsito ou numa fila, por exemplo. E as mensagens também apresentavam com mais frequência as palavras “meu”, “eu” ou “minha”.
A equipe também descobriu que os tweets tendem a ter mais esse perfil em determinados dias da semana e em certas horas do dia. As mensagens mais negativas são postadas no início da manhã e tarde da noite, enquanto o egocentrismo fica mais evidente depois do trabalho ou da escola.
No domingo de manhã, segundo a pesquisa, o ego tira um período de folga e as pessoas deixam de se concentrar tanto nos próprios problemas. Os resultados foram publicados no Journal of Communication e divulgados na revista Time.