As principais características para que a pele seja considerada sensível são irritação e sensação de queimação
Redação Publicado em 04/05/2022, às 12h00
A pele sensível muitas vezes reage a gatilhos como clima, alergias ou certos produtos. Ela pode ficar vermelha, seca, arder, coçar ou tensionar, ou ainda ter inchaços, escamas ou urticária. Condições como eczema, dermatite de contato, rosácea e outras muitas vezes são as culpadas.
Uma pessoa pode ter uma pele normal quando criança e ela passar a ser sensível depois de adulta? Sim, pode. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) por motivos como:
A seguir, confira algumas dicas sobre o que fazer e, principalmente o que não fazer se sua pele for sensível:
Procure as palavras “suave na pele” ou “para pele sensível” nos rótulos ao comprar produtos que tocam seu corpo. Então dê um passo adiante. Verifique os ingredientes. Você pode identificar o que provavelmente vai irritar sua pele. Como regra geral, quanto menos ingredientes, melhor.
A água retira lentamente os óleos naturais de sua pele. Isso torna mais provável que ela fique seca, tensa ou craquelada. Quando você tomar banho, que seja curto e a temperatura da água morna ou fria, em vez de longo e quente.
Se você ainda está tentando definir qual seu tipo de pele, uma boa ideia é fazer um teste com qualquer novo produto antes de ir direto ao caixa. Escolha uma pequena parte da sua pele e aplique um pouco. Se você vir uma reação dentro de 72 horas, saberá que ele não é para você.
A pele seca leva à irritação, e isso pode causar condições como eczema. A melhor maneira de evitar que a pele seque é reter a água dentro dela quando estiver molhada. Use um hidratante espesso, mas suave, como uma pomada ou creme logo após o banho para bloquear a água e manter a pele macia.
Ele é um dos gatilhos mais comuns para a pele sensível. Este metal está em objetos do dia a dia, de joias a prendedores de roupas e óculos. Tome nota de qualquer coisa com metal que toque sua pele. Troque coisas com níquel por acessórios hipoalergênicos quando puder.
Muitos produtos de beleza prometem aromas doces como argumento de venda. Mas a fragrância é um complemento de que sua pele sensível não precisa - e muitas vezes não consegue lidar. O mesmo vale para produtos com álcool, sabonete ou corante.
Lã e outros tecidos ásperos podem fazer a pele coçar, mesmo que não seja sensível. A lã pode até causar uma erupção alérgica. A lanolina é uma cera natural encontrada nela, e algumas roupas ainda a possuem. Opte por tecidos mais suaves, como algodão e seda.
Cubra-se quando o dia estiver frio. Use um lenço macio para proteger a pele do rosto que é ainda mais sensível. Vista luvas para evitar queimaduras e ressecamento nas mãos. Siga a rotina diária de protetor solar durante todo o ano para bloquear os raios nocivos. Sim, mesmo em dias nublados.
Você não precisa jogar fora a maquiagem se sua pele for sensível. Mas deve prestar muita atenção ao que está nela. Procure por “não comedogênico” no rótulo. Isso significa que o produto não vai entupir seus poros. Deve priorizar produtos testados em peles sensibilizadas ou peles intolerantes; evitar cosméticos com muitos ativos e/ou ingredientes; optar por veículos leves e calmantes; não usar opções que contenham conservantes, álcool, essências, fragrâncias e pigmentos. Importante: não utilize cosméticos vencidos. Além disso, optar por maquiagens que não sejam à prova d’água, pois estas são mais difíceis de remover e requerem maior atrito e maior quantidade de removedores. Opte pela água termal; ela acalma a pele, hidrata, melhora a vermelhidão e a descamação.
Sim, é ruim para sua saúde geral. Mas você sabia que fumar pode aumentar as reações da pele sensível, especialmente se você tiver psoríase? Também pode dificultar a cura de problemas de pele quando eles acontecem.
Guarde o sabonete para as partes que podem ficar malcheirosas: axilas, virilha, bumbum e pés. O resto do corpo ficará bastante limpo apenas com água. Quando você se lavar, procure sabonetes suaves e não compre aqueles com corantes, fragrâncias, desodorantes e ingredientes antibacterianos.
Esta é mais difícil, pois é normal ficar ocupado ou preocupado de vez em quando, mas isso pode afetar uma pessoa por dentro e por fora. Encontre maneiras de aliviar esse estresse para que sua pele não sofra. Pratique técnicas de relaxamento, durma bem, faça exercícios e coma direito. Seu corpo - e sua pele - agradecerão.
Deixe de lado os itens que prometem descamação (com produtos químicos) ou abrasão (esfoliação física). Os dermatologistas dizem que em caso de pele sensível não é preciso esfoliar para limpar. Isso pode piorar seus sintomas. Procure sempre produtos indicados ao seu tipo de pele.
Produtos químicos encontrados em itens comuns de limpeza podem causar estragos na pele sensível. Evite produtos com rótulos de advertência sobre irritação da pele e ingredientes como alvejante, álcool, amônia, acetato de monobutila de etilenoglicol, hipoclorito de sódio e fosfato trissódico. Na dúvida, use luvas.
Fontes: WebMD / SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)
Veja também:
Dermatite atópica pode estar associada à depressão e ansiedade
Jovem ajuda a combater estigma sobre doença de pele nas redes sociais
16 hábitos que podem afetar sua pele
Mito ou verdade? Dermatologista desvenda 20 dúvidas sobre a pele