Série da Marvel Studios para o Disney+ mostra heroína lidando com a morte de entes queridos
Redação Publicado em 10/03/2021, às 16h30
Em janeiro de 2021, o canal de streaming Disney+ lançou a série “WandaVision”. Com episódios semanais, adicionados toda sexta-feira, o nome do seriado era constantemente colocado nos assuntos mais comentados do Twitter e ganhou até uma hashtag própria dentro da rede social.
No último dia 5 de março, a temporada chegou ao fim, e a criadora e roteirista do projeto, Jac Schaeffer, falou sobre as ideias que a ajudaram a moldar a personagem Wanda. Como foi mostrado ao longo dos episódios, a heroína perdeu muitas pessoas que amava durante sua vida e, por isso, Schaeffer se inspirou nos estágios de luto para produzir sua narrativa.
"Usamos os estágios do luto para mapear o arco da temporada e sabíamos que queríamos levar a história para um lugar de aceitação. Aceitação da Wanda, do seu manto de Feiticeira Escarlate e, talvez mais importante, aceitação da sua perda e do fato de que ela precisa deixar o Visão e os meninos irem", contou ela. "[A perda] era o que a gente queria explorar e trabalhar através dela".
A psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross abordou em seu livro, Sobre a morte e o morrer, de 1969, os cinco estágios do luto. Seu estudo foi baseado em observar pacientes terminais e as relações que os familiares mantinham com eles, analisando a consciência e a aceitação da morte.
Dessa forma, ela separou os estágios da seguinte forma:
É o primeiro sentimento que aparece. Fazendo um paralelo com a série, talvez possamos observar isso nos primeiros episódios, quando Wanda cria todo um universo novo para negar a morte de Visão.
Depois que não é mais possível negar a morte, a pessoa fica revoltada e pode projetar isso em pessoas próximas, como amigos e familiares. Na série, Wanda chega a expulsar uma pessoa de sua cidade após ela dar sinais de que estava entendendo o que acontecia ali.
A pessoa passa a acreditar e ter esperança em uma suposta cura divina ou em um prolongamento da vida.
Acompanhado de solidão, esse é um estágio que requer muito apoio dos mais próximos, para que a pessoa consiga alcançar a aceitação. Em WandaVision, vemos que depois que Visão sai de casa, Wanda fica bastante perdida e se apoia na amiga e nos filhos para tentar se recuperar.
Esse é o momento em que a saudade se torna mais suportável e a pessoa consegue voltar a ter uma vida normal. Na série, isso acontece no episódio final — mas não vamos contar para que não haja spoilers!
Covid-19: pessoas que perderam entes queridos precisam de apoio maior
Graciele Lacerda fala sobre luto de Zezé di Camargo após perda do pai; como lidar?
Chrissy Teigen fala sobre a perda do filho: “Estou num buraco de luto e depressão”
Chrissy Teigen se pronuncia após perder filho; o luto pode virar depressão?