Redação Publicado em 02/08/2021, às 12h00
A rotina de trabalho pode ser estressante para muita gente e, por isso, encontrar meios que aliviem essa tensão é essencial. Foi pensando nisso que um estudo publicado no Journal of Occupational Health mostrou que fazer yoga pode ajudar a reduzir esse estresse.
A análise mostrou que, embora todas as técnicas de relaxamento físico reduzam o estresse relacionado ao trabalho, a yoga parecia fornecer melhores resultados do que outros métodos.
Para o estudo, pesquisadores de Nevada e Flórida revisaram 15 pesquisas que exploraram o uso de métodos de relaxamento físico para estresse relacionado ao trabalho entre profissionais de saúde. As técnicas estudadas nesses ensaios incluíram yoga ou exercícios semelhantes a yoga, como tai chi e qigong, massagem terapêutica, relaxamento muscular progressivo e exercícios de alongamento.
Confira:
Os testes envolveram um total de 688 profissionais de saúde, incluindo profissionais de saúde mental, enfermeiras e funcionários de um hospital do Departamento de Assuntos de Veteranos.
Os resultados mostraram que os profissionais de saúde que experimentaram qualquer uma das técnicas de relaxamento físico tiveram uma redução significativa no estresse provocado pelo trabalho.
Os pesquisadores também conduziram uma meta-análise de rede (uma técnica de pesquisa usada para comparar vários tratamentos em ensaios clínicos randomizados ao mesmo tempo) para ver qual método de relaxamento era mais eficaz para aliviar o estresse no trabalho. Eles descobriram que a yoga era a melhor técnica para o alívio do estresse, seguida por massagem terapêutica, relaxamento muscular progressivo e exercícios de alongamento.
“Esse estudo reforça as descobertas anteriores de que a yoga é uma prática de gerenciamento de estresse altamente eficaz para melhorar a tolerância e resiliência ao estresse e prevenção do esgotamento”, disse Sat Bir Singh Khalsa, PhD, professor assistente de medicina na Harvard Medical School e diretor de pesquisa da Yoga Alliance.
Assista também: