Ao contrário do que muitos pensam, a sarna humana não é passada por cachorros ou gatos
Redação Publicado em 01/06/2021, às 09h59
Virgínia Fonseca está compartilhando em suas redes todos os momentos de sua vida, principalmente agora que teve sua primeira filha, Maria Alice. Por isso, a influencer não perdeu a oportunidade de dizer que seu marido, Zé Felipe, e seu sogro, Leonardo, estão com sarna!
"Ele [Zé Felipe] acabou de receber um dermatologista aqui numa consulta porque estava coçando demais. Ele foi ver uma casa e a casa está, tipo assim, há uns 10 anos abandonada, então, ele foi lá e o mato estava batendo aqui [em referência à altura do mato] e foi ele, Leonardo, Thiagão e Gustavo ver a casa", explicou Virgínia. Zé até brincou com a situação dizendo que as pessoas “não sabem o que é coçar”.
Também conhecida como escabiose, a sarna é causada por um ácaro e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o contágio se dá apenas entre humanos, precisando haver contato direto e prolongado com a pessoa ou as roupas e outros objetos contaminados.
Seus principais sintomas são coceira, principalmente de noite, e pequenas lesões na pele. Normalmente, a sarna pode ser identificada por um dermatologista justamente pelos locais em que há lesões (os mais comuns são os dedos das mãos, nas axilas, na parte do punho que segue a palma da mão, aréolas e genitais).
Confira:
Por fim, o tratamento pode ser feito tanto com medicamentos tópicos quanto com remédios via oral.
Vale ressaltar que a sarna humana não é a mesma que cachorros e gatos têm e eles não nos transmitem essa doença!
Contato imediato pele a pele melhora sobrevida de bebês prematuros
Kelly Key fala sobre psoríase; entenda o que é essa doença de pele
Covid também pode se manifestar na pele; entenda os sinais
Melasma: saiba como evitar e tratar essas manchas de pele