As proteínas, assim como os carboidratos e as gorduras, fazem parte dos macronutrientes, essenciais para o organismo de todas as pessoas.
Para quem se exercita elas também são muito importantes, pois ajudam na recuperação dos músculos e favorecem a hipertrofia muscular.
Se você quer incluir na dieta mais alimentos proteicos, mas não quer exagerar no consumo de carnes, separamos a seguir cinco alimentos ricos no nutriente. Confira!
Leguminosas
As leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e amendoim são ricas em proteínas, além de possuírem fibras, ótimas para a digestão e para a saciedade.
Espinafre
Esta folha verde é campeã da categoria em quantidade de proteínas: 100 gramas do vegetal cru têm cerca de 3 g de proteína e 2,4 g de fibras.
Castanhas
Nesta categoria se enquadram: amêndoas, nozes, avelã, castanha-do-pará, castanha-de-caju e pistache. Todas ricas em proteínas e gorduras boas.
Ovos
O ovo é um alimento completo, pois suas proteínas são consideradas de alto valor nutricional. Cada ovo possui cerca de 6g de proteína (3 g na clara e 3 g na gema).
Cogumelos
Outra opção saudável! Além de deliciosos, fungos como shimeji e o shitake são versáteis e ajudam a compor uma refeição rica em proteínas.