Vivemos uma epidemia de solidão, e o problema ganhou ainda mais notoriedade com a pandemia. Até os jovens têm sofrido com essa sensação de não ter com quem contar.
A tecnologia tem ajudado as pessoas a se conectar com gente do mundo inteiro. Mas a verdade é que as interações superficiais, pela internet, não substituem o contato presencial.
A solidão tem sido associada ao risco mais alto de doenças, como demência, depressão e diabetes, entre outras. Por isso, veja algumas dicas para lidar com o sentimento ou tentar modificá-lo.
Foque no que dá pra mudar
Ter uma rotina, arrumar o quarto, fazer exercícios, ter uma dieta saudável e dormir mais são hábitos que podem ser moldados e que aumentam o bem-estar geral.
1
Não espere os outros
Tome você a iniciativa de se conectar. Faça uma chamada de vídeo com quem você gosta, busque uma atividade coletiva (ainda que on-line) e faça esforço para interagir.
2
Devagar com as redes sociais
Parece que todo mundo tem companhia menos você? Lembre-se que as plataformas não refletem toda a realidade. Se surgirem emoções negativas, diminua o uso.
3
Saia para andar
O benefício de atividades ao ar livre para o nosso humor já foram comprovados pela ciência.
4
Não deixe de pedir ajuda
5