Todo medicamento pode ter efeitos colaterais (que ocorrem em paralelo à resposta pretendida) ou efeitos adversos (indesejáveis).
Acatisia é um transtorno do movimento que pode surgir em algumas pessoas com o uso de certos medicamentos. A palavra, de origem grega, significa "não conseguir sentar".
Inquietação, angústia, insônia e urgência em movimentar o corpo o tempo todo (a pessoa pode andar em círculos, marchar no mesmo lugar, balançar o tronco etc).
Em alguns casos, a acatisia acompanha outros sintomas, como rigidez ou espasmos musculares, inclinação do tronco para frente e ausência de expressão no rosto.
Todos esses sintomas são chamados de "extrapiramidais", porque se referem a uma parte do sistema nervoso central que envolve nossos movimentos involuntários.
A acatisia também pode surgir com o uso de certos remédios contra enjoo, vertigem, pressão alta e depressão, entre outros.
O efeito pode surgir assim que o tratamento é iniciado, ou apenas alguns dias ou meses depois. Também pode aparecer só com o aumento da dose, ou ainda, com a retirada abrupta.